Publicidade
Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Portobello apresenta coleção Home & You em Florianópolis, que chega às 150 lojas da rede

Com foco na personalização de ambientes, novidade foi mostrada na Portobello Shop em Florianópolis. Destaque fica para linha que homenageia Athos Bulcão

Andréa da Luz
Florianópolis
02/12/2018 às 15H33
O icônico artista brasileiro Athos Bulcão inspira uma linha de azulejaria com cor e geometria - Divulgação Portobello/ND
O icônico artista brasileiro Athos Bulcão inspira uma linha de azulejaria com cor e geometria - Divulgação Portobello/ND



A Portobello, empresa catarinense sediada em Tijucas e líder em revestimentos cerâmicos na América Latina, apresentou sua nova coleção Home & You, focada na personalização de espaços.

Dividida em nove linhas, a coleção, mostrada pelo parceiro da marca, o jornalista e apresentador de TV Pedro Andrade, traz como destaque a azulejaria baseada na obra do artista Athos Bulcão, que em 2018 completaria 100 anos. A série, desenvolvida em parceria com a Fundathos (Fundação Athos Bulcão), traz o trabalho dos designers Lígia de Medeiros, Alexandre Mancini e Paulo Humberto Ludovico de Almeida, que se inspiraram na obra inovadora do desenhista, pintor e escultor modernista brasileiro. 

A empresa vem investindo na atualização de sua rede de lojas em todo o país para tornar a experiência de compra única e diferenciada. Para isso, criou o conceito de Design Experience, que engloba a revitalização arquitetônica das lojas com novas formas de exposição dos produtos, possibilidade de levar amostras no formato 10x10cm para casa (sample to go), área exclusiva para atendimento com arquitetos e designers, espaço kids e outras funcionalidades. 

Linha Athos Bulcão é resultado da colaboração entre Portobello e Fundathos - Divulgação Portobello/ND
Linha Athos Bulcão é resultado da colaboração entre Portobello e Fundathos - Divulgação Portobello/ND


Colaboração criativa

A busca contínua da empresa catarinense pela inovação costuma resultar em coleções de grande sucesso e procura entre clientes das 150 lojas da marca. A linha Athos Bulcão surge da vontade de homenagear esse artista brasileiro que funde a arquitetura e a arte, colorindo a cidade de Brasília (e outros lugares do mundo) com seus painéis de azulejos  e relevos.

Com curadoria da secretária-executiva da Fundathos, Valéria Cabral, três ‘discípulos’ de Athos foram convidados a desenhar a coleção. Essa é a primeira vez que a fundação realiza um trabalho com produção industrializada. “Eu e o Eduardo [Eduardo Scoz, coordenador de produto da Portobello] já conversávamos há algum tempo sobre fazer algo juntos, mas como não tínhamos obras inéditas do Athos para isso, tive a ideia de criar uma série como homenagem aos 100 anos do artista”, afirma Valéria. “Então, escolhemos três profissionais que conheciam bem e se inspiravam na obra dele para fazer esse trabalho”.

Um deles é Alexandre Mancini, artista mineiro autodidata que trabalha há mais de dez anos com azulejaria. Outra artista que fez parte da criação é a carioca Ligia de Medeiros, que tem uma experiência de mais de 20 anos em pesquisa sobre a estética e os traços modernistas. Formado em desenho industrial em Milão, na Itália, o desenhista, pintor e designer Paulo Humberto, natural de Goiânia (GO), completa a colaboração criativa. O resultado é uma linha moderna, colorida, alegre e adaptável a vários tipos de ambientes.

 Pedro Andrade, parceiro da marca Portobello, esteve na Capital e apresentou as novidades  que chegam às 150 lojas da rede - Divulgação/ND
Pedro Andrade, parceiro da marca Portobello, esteve na Capital e apresentou as novidades que chegam às 150 lojas da rede - Divulgação/ND



Outras linhas

A linha modernista é apenas uma das nove que compõem a coleção Home & You. Também merecem destaque a Casablanca, inspirada na cultura marroquina; a Brickstar, com tijolinhos de textura rústica e leve brilho metalizado dentro de uma proposta mais artesanal; a Area, que traz o clássico preto e branco com e sem brilho em grandes formatos; e a Biscuit, que traz relevos e texturas inspirados na alta costura.

Essas e outras quatro opções permitem personalizar os ambientes, deixando-os com a “cara” do cliente. São acessórios para paredes e pisos, bem como porcelanatos em grandes formatos (120x120cm), de fabricação própria, uma inovação da empresa catarinense.

As novidades em produtos e atualizações no formato e conceito das 150 lojas da rede Portobello Shop foram apresentadas em evento realizado na terça-feira (27), na loja do bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Com cerca de 1000 metros quadrados, o evento reuniu designers e arquitetos que acompanharam os lançamentos.

A apresentação foi feita pelo jornalista, apresentador e viajante Pedro Andrade, parceiro da marca que estrela a campanha da coleção e tem forte conexão com a arquitetura. “O Athos foi um gênio que elevou a arquitetura ao patamar de arte. A coleção Home & You traz criatividade e personalização, permitindo deixar a casa com a cara do dono. E com a colaboração dos profissionais, pode-se fazer isso com quem entende”, diz Pedro.

Pedro Andrade no evento que reuniu cerca de 400 profissionais do segmento na Capital - Marco Santiago/ND
Pedro Andrade no evento que reuniu cerca de 400 profissionais do segmento na Capital - Marco Santiago/ND



Apaixonado por arquitetura desde criança, Pedro diz que suas viagens pelo mundo mostraram que a arquitetura fala muito sobre um povo. “A arquitetura não é só prédios, ela conta a nossa história. Os marcos arquitetônicos – seja uma ponte, uma pirâmide, o que for -, estão lá porque foram pensados, construídos por alguém. Portanto, a arquitetura e a decoração contam mais sobre a humanidade do que imaginamos”, pondera.

 Pedro considera que sua relação com a marca será duradoura porque há uma identificação mútua. “Acho que a Portobello está sempre olhando para o mundo e mostra isso em suas coleções, seja por meio da Athos Bulcão, dos mosaicos marroquinos ou do minimalismo japonês. Ela tem essa curiosidade e interesse pela humanidade por trás das coisas, o que eu também tenho em relação aos lugares que visito”, afirma.

Experiência na loja

O endereço de Florianópolis da Portobello Shop foi todo transformado. Seus cerca de 1000m² abrigam o conceito Design Experience, que propõe uma melhor experiência para o cliente. Desde a entrada, com ambientes amplos que mostram diferentes combinações de produtos, até o Espaço do Especificador, um local reservado onde arquitetos e decoradores podem atender seus clientes com todo conforto e privacidade.

Outro destaque da loja que fica no bairro Santa Mônica é a Officina Portobello, arte da porcelanateria que traz volume ao porcelanato, com acabamentos comparáveis aos da alta costura. São bancadas, prateleiras e objetos decorativos, tudo feito com porcelanato. Destaque para as criações de Ruy Ohtake e do catarinense Jader Almeida, que levaram as grandes placas para mesas, estantes e bancadas e que apresentam os traços característicos do trabalho de cada um desses dois mestres do design. Junto com metais Hansgrohe e louças Duravit, a Officina Portobello oferece soluções completas, para a casa toda.

Portobello Shop Florianópolis
• Av. Madre Benvenuta, 690 – Santa Mônica
• Tel. (48) 3031 6400
• Facebook/Instagram: @portobelloshopflorianopolis

Saiba mais:

Athos Bulcão da Silva Pinto Neto foi pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro nascido no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918. Desistiu do curso de medicina aos 21 anos para se dedicar às artes visuais. Trabalhou como assistente de Cândido Portinari, em 1945, e passou a colaborar com Oscar Niemeyer em 1955 como artista plástico. Mudou-se para Brasília em 1958, passando a integrar o grupo que decoraria a nova capital do país.

Recebeu vários prêmios e condecorações pelo conjunto de sua obra, de caráter modernista e feita para ser usufruída pelo povo da cidade. Deixou sua marca em Brasília, com painéis em diversos edifícios e locais, como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Teatro Nacional Cláudio Santoro (relevo externo), o Palácio da Alvorada (pintura do teto da capela) e o Aeroporto Internacional de Brasília (azulejos da sala de embarque do terminal de passageiros), entre muitos outros. Morreu aos 90 anos, na capital brasileira, no dia 31 de julho de 2008.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade