Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Polyphonia Khoros se apresenta gratuitamente nesta sexta-feira, em Florianópolis

Com participação especial de uma organista, eles trazem o oratório “The Crucifixion”

Redação
Florianópolis
02/04/2018 às 11H52

Nesta sexta-feira (6), às 20h30, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, o Polyphonia Khoros apresentará o oratório “The Crucifixion”, do compositor inglês John Stainer (1840-1901). Em alusão à Pascoa, o concerto gratuito terá a regência da maestrina Mércia Mafra Ferreira e a participação especial da paulista Elisa Freixo, uma das mais conceituadas organistas do país.

Elisa Freixo, uma das principais organistas do país - Eduardo Tropia/Divulgação/ND
Elisa Freixo, uma das principais organistas do país - Eduardo Tropia/Divulgação/ND


A obra se trata de uma meditação sobre a Paixão de Cristo, escrita para coro, órgão de tubos e solos de tenor e barítono. A execução no órgão de tubos da Catedral, de origem alemã e que foi inaugurado em 1924, ficará a cargo de Elisa. Ela já gravou 12 discos e CD's, além de ter um CD produzido pelo selo francês Auvidis-Valois, que recebeu o prêmio Grand Prix du Disque da Nouvelle Academie Française, uma das distinções mais importantes do mercado fonográfico mundial.

Aos moldes da estrutura das paixões barrocas, a apresentação “The Crucifixion” traz  personagens da Paixão de Cristo no desenvolvimento da obra, que vão contando os fatos e as ocasiões dramáticas que levaram Cristo a ser crucificado. Fernando De Carli faz o papel de evangelista, que conta a história e apresenta os detalhes e personagens da narrativa, e Javier Venegas faz o papel de Cristo. O coro em muitos trechos comenta e reflete as situações e afetos do drama.

John Stainer foi organista, musicólogo e compositor. Tornou-se organista da Catedral de St. Paul (1872-1888), onde reformou o serviço musical, aumentando o número de músicos e expandindo o repertório. Como professor na Universidade de Oxford, organizou valiosas edições de música anterior a G. P. Palestrina e Thomas Tallis e suas melodias e arranjos de hinos ainda são executadas até hoje. O concerto é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e patrocínio da Orcali, fazendo parte das comemorações de aniversário da empresa que, em 2018, completa 50 anos.

Serviço

O quê: “The Crucifixion” por Polyphonia Khoros
Quando: 6/4, 20h30
Onde: Catedral Metropolitana de Florianópolis, Centro
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade