Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Plataforma digital permite artistas compartilharem seus trabalhos entre profissionais do meio

Rede social possibilitará cocriação entre criativos e artistas da moda, música, cinema e artes

Marciano Diogo
Florianópolis

O que um DJ, um roteirista, uma modelo e um desenhista podem ter em comum? Muita coisa. Essa é a proposta da rede social especializada Exib.me, que buscará atender os artistas que têm interesse em compartilhar seus trabalhos: as artes plásticas acabam encontrando a música e a moda se cruza com o cinema na plataforma digital. Quem entra no site logo lê a mensagem: uma comunidade para compartilhar o melhor de você.

A revista eletrônica do Exib.me entrou no ar em janeiro deste ano, e até a segunda quinzena de outubro a rede social já estará disponível para os usuários interessados. “O Exib.me é sobre pessoas e projetos que cruzam fronteiras. É uma plataforma virtual de compartilhamento de informações que permite que os usuários criem conexões sólidas para gerar mais oportunidades para as suas carreiras profissionais”, afirmou o co-fundador da comunidade, Luis Henrique Miron Roloff, 30 anos.

De acordo com o criador do projeto, a ideia de criar a plataforma digital surgiu perante a necessidade observada de se ter um espaço exclusivo para os criativos na web. “Ela disponibilizará ume espécie de troca de portfólios online, para que os usuários possam interagir e gerar na prática novas ideias e conceitos. Dessa forma, a plataforma provocará a potencialização da capacidade de inovação artística no nosso país”, explicou Luis.

A rede social Exib.me contará com ferramentas específicas para cada uma de suas quatro áreas. Por exemplo, na área de cinema existirá uma ferramenta que vai possibilitar a construção de um roteiro de forma colaborativa. No segmento da música, os produtores terão acesso a um banco de trilhas musicais para que possam fazer as composições sonoras. “O cineasta poderá se encontrar com o estilista e o DJ, e criar um fashion film. É como se fosse um Linked In voltado para a cultura”, comparou o outro co-fundador do projeto, Luciano Britto, 38. 

Outra ferramenta interessante da plataforma será a de reputação, que possibilitará recomendações profissionais dos usuários, como se fosse um feedback. Os artistas poderão ressaltar os pontos positivos dos profissionais com os quais trabalharam em projetos anteriores.  A rede social também promoverá cursos e oficinas culturais.

Divulgação
Rede social contará com ferramentas específicas que possibilitarão a cocriação


Curadoria feita por artistas e entidades

Em março deste ano, os criadores da Exib.me ganharam um prêmio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no valor de R$ 500 mil para desenvolver a tecnologia do projeto. Porém nem todos que quiserem poderão fazer parte da plataforma segmentada em quatro diferentes setores criativos – moda, música, cinema e arte. A rede social contará com uma curadoria artística, que será feita por parceiros do projeto. Entre os curadores estarão centros de cultura, universidades, agências de modelos e dj’s, e artistas plásticos e cineastas de renome nacional. 

“É claro que isso limita um pouco a capacidade de crescimento da rede, mas ela crescerá com muito mais base orgânica e genuína. Não quer dizer que a cocriação seja menos interessante para profissionais de outras áreas, mas quando falamos de cultura e arte, são habilidades específicas que impõe uma visão mais contemporânea”, concluiu Luciano. 

Moda, música, cinema e arte
O portal Exib.me ambiciona criar novas formas de conhecimento: a plataforma quer possibilitar o encontro e networking entre artistas e agentes culturais, gerando o fomento da economia criativa. Antes mesmo do lançamento da rede social, a revista digital já provocou o encontro entre o artista plástico Rodrigo Level, 31, com a empresa Y Design. O resultado do encontro será o lançamento de uma linha de específica de cadeiras, que deverá ocorrer no próximo mês.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade