Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Pianista Ney Fialkow ministra curso na UDESC

Redação ND
Florianópolis

No dia 25 de março, sexta-feira, o Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina recebe o pianista Ney Fialkow, que irá ministrar o curso de piano do projeto Ciclo Música Brasileira. O evento faz parte do Programa de Extensão Piano em Foco, coordenado pela profª Maria Bernadete C. Póvoas. Durante o curso, os participantes apresentarão repertório exclusivo de compositores brasileiros. As inscrições serão realizadas a partir de segunda-feira, 21 de março, no Departamento de Música do CEART, na Avenida Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi.

No dia anterior, 24 de março, Ney Fialkow participa da banca de Recital de Mestrado de Felipe Cabrera, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS). O programa do Recital de Mestrado de Felipe Cabrera inclui obras de J. S. Bach, Cesar Franck, A. Prado e Ginastera. A banca será realizada no auditório do Depto de Música, a partir das 20h, e é aberta ao público.

Sobre Ney Fialkov

Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios nos concursos nacionais de piano da Universidade Católica do Salvador e o Concurso Nacional Edino Krieger, o pianista Ney Fialkow tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre, instituição onde estudou com Zuleika Rosa Guedes.Sob os auspícios do governo brasileiro, realizou formação em pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

Em parceria com o aclamado violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras” gravado ao vivo, tendo sido acolhido pelo público e crítica especializada como “um dos melhores registros que o Brasil produziu de sua música de câmera”, recebendo o prêmio de Melhor CD erudito do Prêmio Açorianos 2009. Em 2006 realizou concerto com o Trio Porto Alegre (Cármelo de los Santos e Hugo Pilger) no projeto “Copa da Cultura”, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil em Berlim, na Alemanha, com repertório dedicado à música de câmera brasileira. Em 2008, ao lado de Maria Alice Brandão, executou a obra integral de Beethoven para violoncelo e piano na Capela Santa Maria em Curitiba.

Em 2010 participou como solista da estréia do Balé “Mahavidyas” de Vagner Cunha e do CD da versão integral da obra lançado em 2010. Neste mesmo ano a agenda inclui apresentações no Festival de Musica de Ushuaia, concertos com a contralto Kismara Pessatti, um recital solo em Buenos Aires, e concertos na temporada oficial do Teatro Paulinia de SP. Tem atuado ao lado de importante musicistas brasileiros e do exterior tais como e atuado como solista de orquestras do Brasil e exterior. Suas gravações incluem também o Diálogo para Piano e Orquestra de Bruno Kiefer com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, além de obras de Armando Albuquerque, Edino Krieger, Camargo Guarnieri, Flávio Oliveira, Luciano Zanatta e Vagner Cunha. No inicio de 2011 realizou turnê com o aclamado contrabaixista Marcos Machado por diversas cidades norte-americanas.

"...sonoridade perfeita, fraseado harmonioso, dedilhado preciso e suave, marca registrada dos grandes pianistas" - Jornal da Tarde, SP

"...fervilhando brasilidade nos Ponteios de Guarnieri" – L’Alsace, França

SERVIÇO
Curso de Piano com Ney Fialkow
Data: 25 de março (sexta-feira)
Local: Centro de Artes da UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi)
Inscrições a partir de 2ª feira, 21 se março, no Departamento de Música do Centro de Artes

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade