Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Ciclo de palestras sobre o universo das bruxas abre com fotos de Franklin Cascaes

O evento apresenta uma coleção de fotos do folclorista feitas por Sérgio Vignes. Cascaes completa 34 anos de morte nesta quarta-feira

Karin Barros
Florianópolis
14/03/2017 às 10H36
Franklin Cascaes - Sérgio Vignes/Divulgação/ND
O folclorista Cascaes na série de fotos - Sérgio Vignes/Divulgação/ND



Começa quarta-feira, às 19h30, um ciclo de palestras mensais para quem gosta do universo das bruxas e da cura sob múltiplos pontos de vista. O evento acontece na Faferia DNA de Arte, no Centro de Florianópolis. A cada edição, haverá também uma exposição artística. Nesta primeira quarta-feira, haverá uma mostra de fotos de Sérgio Vignes sobre o pesquisador da cultura açoriana Franklin Cascaes. 

Para o primeiro encontro, a convidada é a escritora Bianca Furtado, que vai falar sobre a história de magia na Ilha de Santa Catarina a partir de seu romance histórico “Brumas da Ilha”, que se passa em meados do século 18, com a chegada dos açorianos na Ilha. “Em 1748 o termo bruxa era pejorativo, era um termo inquisidor, ao contrário de hoje, em que há até glamour em torno da figura das mulheres curandeiras, benzedeiras, parteiras, mulheres plantadoras de ervas, e que lidam com o sagrado feminino”, diz Bianca. 

A exposição apresenta 31 fotos feitas por Sérgio Vignes. É o principal conjunto de fotos feitas com Franklin Cascaes, realizadas em 1982, em que ele aparece trabalhando, tomando café com as crianças que ele adotava informalmente e com suas “bugigangas”. Cascaes faleceu em 15 de março de 1983, completando 34 anos de sua morte amanhã. Vignes era estudante de engenharia na UFSC na época e fotografou o “bruxo” em sua casa/ateliê, na rua Júlio Moura, no centro da Capital. As imagens foram captadas com uma Nikon F1, com película 400 ASA.

“Foi o meu primeiro ensaio fotográfico, e ele se tornou um arquivo histórico. Ninguém ficou tanto tempo fotografando o Franklin dentro da casa dele como eu [foram três dias]”, salienta o fotógrafo. O material foi exposto entre novembro e dezembro de 1983 no Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), no CIC (Centro Integrado de Cultura), como a primeira individual de Vignes, e acompanhava desenhos inéditos do pesquisador em homenagem a ele. A mostra passou por diversos locais, como UFSC, IFSC e por Curitiba (PR). A parceria entre a palestra e as fotos surgiu, pois Cascaes sempre trabalhava o lúdico por meio das lendas bruxólicas da Ilha da Magia.

“Será um momento importante, curativo e de resgate das nossas origens”, diz a coordenadora do projeto, a produtora cultural e terapeuta transpessoal Ana Lúcia Fernandez. Segundo ela, uma das principais motivações para este projeto é a situação geográfica e cultural de Florianópolis.

Serviço
O quê: palestra e exposição sobre o universo das bruxas
Quando: 15/3, 19h30
Onde: Faferia, rua Fernando Machado, 261, Centro, Fpolis
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade