Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Palestra com artista Ricardo Manhães e show de músico Stéphane San Juan ocorrem em Florianópolis

Eventos finalizam o mês da francofonia em Florianópolis

Marciano Diogo
Florianópolis
Divulgação
Cantor Stéphane San Juan se apresenta em Florianópolis na sexta-feira


A língua francesa ganha um espaço especial hoje [quinta-feira] e amanhã [sexta-feira] em Florianópolis. Finalizando o mês da francofonia no Brasil, nesta quinta-feira à noite ocorre a palestra com o artista Ricardo Manhães, que recentemente teve uma de suas obras expostas em Paris, na França. O artista, que trabalha com produção de quadrinhos europeus, ministra a palestra “De Asterix a Tintin”, sobre o mercado e o método de trabalho das HQ’s franco-belgas. Já amanhã [sexta-feira] a noite acontece o show do músico francês Stéphane San Juan, que se apresenta acompanhado com a norte-americana Gabriela Riley. Ambos os eventos são gratuitos e integram o mês da francofonia organizado pela Aliança Francesa de Florianópolis.

O termo francofonia foi utilizado pela primeira vez em 1880 como designação do que reúne as pessoas destinadas a compartilharem da língua francesa. A terminologia evoluiu com o tempo e tornou-se referência de áreas geopolíticas de língua francesa e para os países que promovem o ensino da língua francesa e dialogam com a cultura francófona, como é o caso do Brasil. Hoje, a francofonia não se limita a um idioma em comum, mas se fundamenta no compartilhamento dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa.

Na palestra de hoje [quinta-feira] do pintor Ricardo Manhães, que ocorre na sede da Aliança Francesa, localizada no Centro da Capital, o artista, que produz diversos quadrinhos para o mercado franco-belga, vai apresentar HQ’s originais produzidas por ele em bico-de-pena e nanquim. “Será um bate-papo informativo. Quero mostrar a diferença do tratamento do quadrinho lá na França e aqui no Brasil. Lá a arte é muito mais valorizada, comparativamente, é como valorizamos a música em nosso país. Os quadrinhos são bem acessíveis, estão disponíveis em diversas lojas, e são utilizados muito também em ações de comunicação e campanhas publicitárias. Além da comparação, vou dar enfoque histórico ao surgimento de grandes quadrinhos, como o belga Tintin e o francês Asterix e Obelix”, explica Ricardo.

Já no show de amanhã [sexta-feira] o cantor e percursionista francês Stéphane San Juan, que tocou e gravou com artistas como Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Jorge Mautner, Los Hermanos, Maria Gadu, Zélia Duncan, e atualmente acompanha a cantora Vanessa da Mata, apresentará músicas em francês e em português. O artista se apresenta acompanhado da também cantora norte-americana Gabriela Riley e da banda “Exército de Bébés”, formada pelo baterista Pedro Fontes, o guitarrista Iuri Brito, o tecladista Thomas Jagoda e o baixista Guilherme Lirio.  O repertório do show serão as músicas do último disco solo de Stéphane San Juan, "Système de Son". Ainda restam ingressos para o show e eles devem ser retirados na sede da Aliança Francesa em Florianópolis.

O quê: palestra “De Asterix a Tintin”, com Ricardo Manhães.
Quando:
26/03, 20h
Onde:
Aliança Francesa, rua Visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis, tel. 32228925
Quanto:
gratuito

O quê: show com Stéphane San Juan e Gabriela Riley
Quando:
27/03, 21h
Onde:
Célula Showcase, rod. João Paulo, 75, Monte Verde, Florianópolis, tel. 9962 8351
Quanto:
gratuito – ingressos devem ser retirados na Aliança Francesa de Florianópolis

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade