Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Oscar 2015 - Os prêmios da indústria cinematográfica serão entregues neste domingo

Mais badalada premiação do cinema mundial, o Oscar deste domingo fascinará pelos shows, vestidos e celebridades e deverá ter as premiações pulverizadas entre alguns filmes

Alessandra Ogeda
Florianópolis
Jordan Murph/A.M.P.A.S./Divulgação/ND
Entrega das estatuetas em 24 categorias será transmitida para 225 países e territórios na noite deste domingo direto de Hollywood

 

Noite de desfile de modas, de boas piadas - e algumas ruins também, de espetáculo que algumas vezes lembra a Broadway, de shows com grandes nomes da música e de ver alguns de seus atores, atrizes e diretores favoritos. Essa é a noite de Oscar, evento que será transmitido neste domingo direto do Dolby Theatre no Hollywood & Highland Center ao vivo direto para 225 países e territórios mundo afora.

O aquecimento para a revoada de estatuetas do Oscar começa com o tradicional tapete vermelho, ainda na tarde ensolarada - e algumas vezes chuvosa, com direito a barras de vestidos molhados e alguns tombos - de Los Angeles. Falando em clima, a previsão é que o domingo do Oscar 2015 terá temperatura de 17°C e pancadas de chuva em Hollywood. Um desafio adicional para os motoristas de limusine que levam as celebridades para a festa.

A 87ª edição da maior premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood tem 46 longas e 15 curtas na disputa nas 24 categorias que serão entregues neste domingo - a entrega do Oscar técnico (confira nas notas de curiosidades) já foi feita no dia 7.

Apesar de mais de cinco dezenas de produções estarem habilitadas a ganhar uma estatueta, a expectativa é que apenas três curtas e cerca de 11 longas tenham o privilégio de levar uma estatueta para casa. Tudo indica que teremos mais um ano sem grandes ganhadores, mas com estatuetas pulverizadas. 

Oito filmes concorrem na categoria principal. Há uma divisão exata entre histórias baseadas em fatos reais e produções com roteiro original. Os recordistas em indicações são O Grande Hotel Budapeste e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), com nove chances de ganhar cada. Mas tudo indica que três filmes devem concentrar o maior número de estatuetas.

Além dos dois mais indicados, entra na lista Boyhood: Da Infância à Juventude. A noite também deve consagrar ótimos atores que nunca venceram o prêmio da Academia. Se as bolsas de apostas estiveram certas, Julianne Moore, Eddie Redmayne, J.K. Simmons e Patricia Arquette vão levar um Oscar para casa pela primeira vez em suas vidas. Será uma premiação interessante.

Zambi/ND

ND terá minuto a minuto da festa, com textos, fotos, postagens das redes sociais, além de charges criadas na hora pelo ilustrador do Notícias do Dia, Zambi

Cinéfila assumida, a colunista de economia do Notícias do Dia, Alessandra Ogeda, será a responsável, na noite deste domingo, por um minuto a minuto da cerimônia do Oscar 2015. A partir das 20h30, ela vai acompanhar a premiação pela TV enquanto dá seus pitacos no NDOnline (www.ndonline.com.br). O tempo real ainda terá charges do ilustrador do jornal, Zambi, que irá fazer divertidas “leituras” da festa do cinema.

Há sete anos ininterruptos Ogeda acompanha a maior premiação do cinema mundial com ansiedade e a propriedade de quem assiste, se não a todos, mas à maioria das obras em disputa. Mas sua paixão pela sétima arte não para por aí: desde 2007 ela também mantém o blog Movie Sense (www.moviesense.wordpress.com), onde faz minuciosas críticas dos filmes que já assistiu, além de ter se tornado colaboradora de cinema do Plural. Comente e compartilhe você também pela #OscarND  (Juliete Lunkes)

 

CURIOSIDADES DO OSCAR

- Diversas casas inglesas e australianas, principalmente, concentram o dinheiro de quem quer acertar os vencedores do Oscar e ainda lucrar com isso. Os dados estão entre poucos favoritos.

Divulgação
O site OddsChecker traz um resumo das bolsas inglesas. Todos apostam que "Birdman" leva como Melhor Filme e Alejandro González Inãrritu como Melhor Diretor. 

- O Oscar para as melhores contribuições científicas e técnicas para a indústria de Hollywood, que foi entregue no dia 7 em Beverly Hills, consagrou com 21 prêmios o total de 58 pessoas.

- As negociações para os vestidos que vão fazer parte do desfile de moda do Oscar começam seis meses antes. Este ano, expectativa para modelos de Dior Couture, Valentino, Givenchy, entre outros. 

Divulgação
A escolha do apresentador do Oscar é fundamental. Afinal, apesar do script aprovado por diversas mãos, é ele quem dará o tom da noite. Este ano o papel é do ator Neil Patrick Harris, conhecido pela série Como Eu Conheci Sua Mãe.

 

- Os shows musicais do Oscar são uma atração à parte. A premiação deste ano terá uma safra boa e diversificada: Lady Gaga, Adam Levine com o Maroon 5, John Legend, Tim McGraw, Rita Ora, entre outros.

- Estão confirmados nada menos que 43 nomes de atores e atrizes para apresentar o Oscar 2015. Há veteranos como Shirley MacLaine e Liam Neeson, desaparecidos como Eddie Murphy e muito sangue novo.

Divulgação
Entre as beldades com grandes chances de virar meme da moda e que vão apresentar alguma categoria estão Ben Affleck, Jennifer Aniston, Channing Tatum, Marion Cotillard, Chris Evans, Scarlett Johansson e Jared Leto.

 

- As melhores e mais fortes festas para os premiados são promovidas fora do Hollywood & Highland Center. Mas antes de ir para outro lugar, os oscarizados passam pelo último andar do local na celebração The Governors Ball.

- A festa oficial da Academia deste ano tem 1.500 convidados. Eles terão 50 pratos elaborados pelos chef's Wolfgang Puck e Matt Bencivenga para desfrutar. Entre os itens, o já tradicional salmão em formato de estatueta.

Divulgação
As bebidas para a celebração do The Governors Ball são selecionadas a dedo. Entre as marcas top, vinhos brancos e tintos Sterling, champagne Piper-Heidsieck e whiskys Johnnie Walker e Mortlach.
Divulgação
A atriz Meryl Streep, confirmada para ser uma das apresentadoras do Oscar este ano, não deve escapar das tradicionais e já cansativas piadas sobre o número recorde de indicações que ela recebeu. Este ano ela chega à 19ª indicação - a quarta como Melhor Atriz Coadjuvante. Ganhou três vezes.

 

- O favorito na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, o polonês Ida, é o 11º filme em preto-e-branco a ser indicado em Melhor Fotografia desde 1967, quando a categoria específica para este tipo de fotografia foi extinta.

- Este ano, um total de 6.124 participantes da Academia votaram nas 24 categorias que serão entregues neste domingo. O Oscar 2014 foi assistido por 43,7 milhões de americanos - no resto do mundo a audiência soma algumas centenas de milhões.

- Os homenageados deste ano no Oscar são o diretor japonês Hayao Miyazaki, o roteirista francês Jean-Claude Carrière e a atriz irlandesa Maureen O'Hara, que recebem prêmios honorários; e músico, ator, produtor, ativista político e pacifista Harry Belafonte com o prêmio humanitário Jean Hersholt.

 

Principais indicados

Melhor Filme

Sniper Americano

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)*

Boyhood: Da Infância à Juventude**

O Jogo da Imitação

O Grande Hotel Budapeste**

Selma: Uma Luta pela Igualdade

A Teoria de Tudo

Whiplash: Em Busca da Perfeição

 

Melhor Diretor

Richard Linklater, por Boyhood*

Alejando González Iñarritu, por Birdman**

Bennett Miller, por Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo

Wes Anderson, por O Grande Hotel Budapeste

Morten Tyldum, por O Jogo da Imitação

 

Melhor Ator

Steve Carell, por Foxcatcher

Benedict Cumberbatch, por O Jogo da Imitação**

Bradley Cooper, por Sniper Americano

Michael Keaton, por Birdman**

Eddie Redmayne, por A Teoria de Tudo*

 

Melhor Atriz

Marion Cotillard, por Dois Dias, Uma Noite

Felicity Jones, por A Teoria de Tudo

Rosamund Pike, por Garota Exemplar

Julianne Moore, por Para Sempre Alice*

Reese Witherspoon, por Livre

 

Melhor Ator Coadjuvante

Robert Duvall, por O Juiz

Ethan Hawke, por Boyhood**

Edward Norton, por Birdman

Mark Ruffalo, por Foxcatcher

J.K. Simmons, por Whiplash*

 

Melhor Atriz Coadjuvante

Patricia Arquette, por Boyhood*

Laura Dern, por Livre

Keira Knightley, por O Jogo da Imitação

Emma Stone, por Birdman**

Meryl Streep, por Caminhos da Floresta

 

* Favorito

** Pode surpreender

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade