Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Oficina em Florianópolis promove produção de objetos através da tecnologia de impressão em 3D

Artista Diego de los Campos e engenheiro mecânico Thomaz Borges promovem o curso

Marciano Diogo
Florianópolis
Daniel Queiroz/ND
Thomaz (à esq.) e Diego são responsáveis pelo curso ministrado na Capital


A tecnologia da impressão em três dimensões, cada vez mais acessível, está criando uma nova forma de pensar e conceber objetos, tanto na escala industrial como na produção individual de peças. Seja para criar objetos que ainda não existem ou para reproduzir peças que solucionem problemas cotidianos, a impressão em 3D já não é algo distante, e para realizá-la, é necessário apenas ter acesso ao conhecimento e às ferramentas de criação. Repassar este conhecimento é a proposta de um curso que está sendo promovido no coletivo NaCasa, em Florianópolis. Ministrada pelo artista visual uruguaio radicado na Capital Diego de los Campos, 44, e pelo engenheiro mecânico paulista Thomaz Borges, 49, a oficina ensina os alunos a desenhar, criar e imprimir peças em 3D, além de realizar a montagem da própria impressora específica para imprimir objetos em três dimensões.

”Usamos um projeto internacional, aberto e colaborativo, o 3D RepRap, que permite a criação de impressoras de hardware livre. Com o uso correto, qualquer um pode criar sua própria impressora”, afirma Thomaz, que é graduado em engenharia mecânica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pesquisador na área de tecnologia.

A criação de objetos utilitários através da impressão 3D também é usado nas artes: há cerca de dois anos Diego de los Campos montou sua própria impressora em 3D e atualmente, também utiliza o aparelho para produzir peças usadas em mostras e exposições. “Desenvolvi objetos específicos que não encontro para vender no mercado. Criei uma cantoneira, um tipo de prendedor para pendurar meus desenhos sem amassá-los, e também portas-livros para expor minhas obras”, conta Diego.

Formado em belas artes pela Universidade da República, no Uruguai, Diego de los Campos se mudou para Florianópolis em 1999. O trabalho do uruguaio, que também utiliza ferramentas digitais na criação artística, transita entre desenho, fotografia, literatura, vídeo e escultura. Diego começou a investigar a impressão em 3D em 2013, quando montou sua primeira máquina impressora de objetos. O artista, que comprou as peças e criou o próprio aparelho, garante que de fato qualquer pessoa pode fazer o mesmo. “É uma tecnologia aberta. A impressora e a impressão são feitas através de programas livres, que podem ser facilmente consultados e baixados on-line. Também é possível comprar as peças na internet, e assim ir montando a impressora. O interessante que o usuário pode ir melhorando a máquina, de acordo com o objeto que quer criar”, afirma o artista visual.

Para o aprendiz Dimitri Morus, 12, que atualmente cursa a oficina promovida no NaCasa, são necessários alguns conhecimentos nas áreas de programação e design para criação de objetos em 3D. “Estamos vivenciando uma revolução digital e se não a entendermos, estaremos perdidos. Já vivenciamos a revolução tecnológica na música, na fotografia, e agora vivemos na produção de objetos”, observa Dimitri.

Daniel Queiroz/ND
A oficina também ensina a produzir a própria montagem da impressora em 3D


Arte e tecnologia

O artista Diego de los Campos afirma que o cruzamento entre arte e tecnologia é pertinente na criação de objetos através da impressão em 3D. “É um patrimônio aberto que está disponível e pode solucionar problemas cotidianos”, acrescenta. Normalmente, a produção de objetos nesta área é feita com diferentes tipos de plástico, mas eles podem ser criados a partir dos mais variados materiais. No NaCasa, é utilizado um plástico biodegradável feito de milho. “A tecnologia dá um grande poder de independência de criação para o produtor, essa é a parte mais interessante”, conclui a estudante de arquitetura Julia Hoffmann, 21, que também cursa a oficina de impressão em 3D em Florianópolis.

O quê: Oficina de impressão 3D Na Casa
Quando: início da próxima turma 16/3, duração 3 meses
Público alvo: estudantes de design, arquitetura, artes, engenharia, makers e curiosos em geral
Idade-mínima:12 anos
Quanto: R$ 250, informações pelo e- mail deloscampos@gmail.com e tel. 48 96128030
Onde: NaCasa - Ateliê Coletivo, rua José Francisco Dias Areias, 359, Trindade, Fpolis, tel. 48 30288185

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade