Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

O ballet clássico "O Quebra-Nozes" será encenado nesta semana na Capital

Inédito em Santa Catarina, o espetáculo será apresentado no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis

Pedro Santos
Florianópolis
Débora Klempous/ND
Coreografia. Durante os ensaios com os mais de 100 bailarinos


A conhecida estória que mistura fantasia e imaginação em um  clássico conto de Natal ganha vida nesta semana no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. O enredo universal de “O Quebra-Nozes” foi montado pela Associação Cultural Arte Dança em um ballet de repertório orquestrado ao vivo pela OSSCA (Orquestra Sinfônica de Santa Catarina).

A narrativa gira em torno da pequena Clara quando a menina ganha um boneco Quebra-Nozes de presente de Natal. Logo que a festa termina, Clara não consegue dormir e, ao voltar para a sala de estar, vê o boneco se transformar em uma pessoa.

O que se segue é um conto fantástico, em que bonecos de chumbo combatem o Rei dos Ratos e seus súditos em uma viagem que vai transformar a vida da protagonista para sempre.

No palco, uma atmosfera onírica permeia o espetáculo enquanto 100 bailarinos surgem e desaparecem ao som da Orquestra Sinfônica. “Montar esse espetáculo está sendo uma experiência maravilhosa apesar do trabalho inacreditável”, observa Letícia Gallotti, que dirige a montagem ao lado de Gisele Santoro.

Durante um ano, o grupo se deslocou em ensaios entre Florianópolis e Brasília, onde mora a coreógrafa Gisele Santoro. As diretoras, que nutriam o sonho antigo em adaptar a peça russa pra Santa Catarina, convidaram profissionais renomados para integrar o elenco. Entre eles, estarão presentes o bailarino cubano Luis Rubén Gonzalez e o casal Maria Lucia Segalin e Breno Bittencourt, que vêm especialmente da Alemanha para o espetáculo.

“Essa é uma história que, apesar de ser sempre encenada, permanece viva. Nós quisemos manter uma atmosfera de sonho da menina que com o passar do tempo é transformada em mulher”, conta a diretora.

“O Quebra-Nozes” estreou na Rússia em 1892 baseado em um conto do escritor E.T.A Hoffman. O ballet, coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov, foi musicado pelo célebre compositor Tchaikowsky, responsável também por “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”.

A bem-sucedida mistura entre texto, dança e música deu origem a uma das principais produções de ballet que o mundo já viu. No Brasil, “O Quebra-Nozes” estreou em 1981 no Rio de Janeiro. Agora, 30 anos depois, o ballet completo e orquestrado será exibido pela primeira vez em Santa Catarina.

Serviço
O quê: espetáculo “O Quebra-Nozes”
Quando: 13/12, 14/12, 15/12, 21h
Onde: Teatro Pedro Ivo,rod. SC - 401, Km 5, 4.600, Saco Grande, Florianópolis, tel:. 3665-1629
Quanto: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade