Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Novo espetáculo estrelado pela atriz Milena Moraes une profissionais de três países

"[Odiseo.com]" tem pré-estreia no próximo domingo e será encenado simultaneamente em Florianópolis, Buenos Aires e Santiago do Chile

Juliete Lunkes
Florianópolis
Flávio Tin/ND
Espetáculo é dirigido por André Carreira e será encenado em um apartamento

 

Depois de viver uma peculiar dançarina em cenários pouco usuais no espetáculo “Kassandra”, encenando pela última vez no mês de agosto, a atriz Milena Moraes volta ao que não podemos chamar de palco em mais uma montagem que passa longe do teatro tradicional. A convite do diretor André Carreira, ela encarna, durante todos os domingos do mês de outubro, a cantora Elisa no espetáculo "[Odiseo.com]", encenado simultaneamente nas cidades de Florianópolis, Buenos Aires e Santiago do Chile. Dessa vez, o cenário, que vai incluir uma plateia limitada a apenas 15 pessoas, será um apartamento residencial.

A peça surgiu do interesse de Carreira e do ator argentino Juan Lepore em trabalhar juntos, mesmo vivendo em cidades tão distantes. Para torná-lo realidade uniram-se a eles o dramaturgo chileno Marco Antonio de la Parra, que escreveu o texto especialmente para o projeto, a atriz Amalia Kassai, também chilena, e a própria Milena. O resultado é uma coprodução entre o grupo brasileiro (E)xperiência Subterrânea e o Celcit (Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral), da Argentina, com o apoio do Iberescena (Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas).

A trama de "[Odiseo.com]" acompanha os dilemas de Ulises, um executivo bem sucedido de uma empresa multinacional aprisionado em seu próprio êxito. O excesso de trabalho e as viagens que precisa fazer para diversos países fazem com que ele não consiga voltar para sua casa, no Chile, onde vive a mulher Laura. Instalado em um hotel durante mais um compromisso corporativo, Ulises conversa por Skype com a amante Elisa, que mora em Florianópolis. Toda a interação entre os dois em tempo real é acompanhada pelo público, que, segundo Milena, torna-se voyeur dessa relação.

“O espetáculo funciona como um falso monólogo. Aqui, em pessoa, será somente eu. Em Buenos Aires apenas o Juan, e em Santiago só a Amalia, embora minha personagem não interaja com ela”, explica Milena, que não conhece pessoalmente nenhum dos atores.

  

Relação virtual  

Embora o projeto não tenha partido necessariamente do desejo de fazer teatro pela internet ou pela busca do contraponto dos atores com imagens virtuais, essa foi a forma encontrada para que todos pudessem trabalhar juntos no mesmo espetáculo. Assim, eles acabaram explorando as possibilidades e dificuldades de uma cena mediada. “Passou-se a acreditar que as redes sociais e as plataformas de comunicação podem substituir os contatos pessoais, mas me parece necessário que nos perguntemos até onde esses instrumentos podem contribuir com os vínculos e até que ponto apenas nos mantém distante das pessoas justamente porque nos dão a sensação de proximidade”, teoriza o diretor André Carreira.

“O que você vê na tela pode não ser aquilo que realmente é, então quem estiver aqui vai ver a situação real. Quem estiver assistindo em Buenos Aires vai ver só o que a personagem quer mostrar. E o mesmo vai acontecer com Ulises”, conclui Milena.

A pré-estreia do espetáculo será neste domingo (5), mas já está com ingressos esgotados. Quem quiser garantir lugar nas próximas sessões deve adquirir ingressos pelo site www.nosvamos.com.br.

 

Serviço:

O que: Espetáculo [Odiseo.com]

Quando: 5, 12, 19 e 26/10, 20h30

Onde: O endereço será enviado para quem comprar os ingressos

Quanto: R$40 e R$20 (meia)

Classificação indicativa: 16 anos

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade