Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Nova colunista do Notícias do Dia, Laura Coutinho fala sobre seu dia a dia e trabalho

A jornalista é gaúcha mas assume ter maior relação afetiva com Santa Catarina. A estreia dela é neste final de semana

Karin Barros
Florianópolis
23/06/2017 às 10H13

Laura Coutinho, 38, é nascida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, mas vê seu vínculo afetivo muito maior com Santa Catarina. A nova colunista do Notícias do Dia, que estreia amanhã na revista Plural com a coluna “Final de Semana, com Laura Coutinho”, mora na capital catarinense há 11 anos. Ela veio para a cidade transferida de um jornal para o outro após um ano morando em Londres. 

Laura Coutinho - Flavio Tin/ND
Na coluna, Laura Coutinho combinará informação e opinião sobre pessoas, sociedade e comportamento - Flavio Tin/ND


No jornalismo, Laura já fez um pouco de tudo, passando pelas editorias de esporte, economia, arquitetura, geral e finalmente chegando ao que a levou ao colunismo social, a cultura. Mestre em ciência política e relações internacionais na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, a nova colunista já teve a oportunidade conhecer o Estado inteiro – mais exatamente 293 municípios – por isso, seu carinho tão grande pelos catarinenses. 

A coluna social chegou para ela em um momento que era necessário fugir do tradicional. “Nos últimos anos, as colunas sociais foram mudando, e ela passa por um momento de ser repensada, pois já temos acesso a quase tudo pelas redes sociais. O papel dela se enfraqueceu, e a gente precisa fazer algo um pouco mais amplo, ter um radar maior”, explica a jornalista, que tem mais de 17 anos de carreira. 

Laura ainda tem como ponto positivo gostar de conhecer gente, de se relacionar e de estar ligada nas novidades do mundo. Ela afirma que na nova proposta do Notícias do Dia, não quer ficar falando apenas sobre quem esteve em determinado local, mas fazer relações com os eventos e o tempo, dando um toque mais interpretativo para as situações que acontecem ao longo da semana. “Gosto de pensar na coluna como uma radiografia de um tempo. Se você pegar ela daqui a dez anos vai saber como as pessoas se comportavam, se relacionavam. Tem um peso histórico muito legal. É uma coisa perene que um dia pode falar de um outro tempo”, coloca ela. 

Morando na beira da praia, no Sul da Ilha, o local transmite a calma e a paz que ela precisa para aguentar a correria do dia a dia que ela adora. “Tenho esse lado calmo, gosto de fazer trilhas, a natureza me faz bem. Mas não consigo ficar muito tempo parada, trancada em casa, e não me incomodo com a distância”, diz Laura. 

Depois das caminhadas matinais com os pés na areia, Laura curte programas culturais, ao ar livre ou não, jantar com os amigos e cinema. Para um almoço, hoje suas preferências ficam pelo Centro, já que a Lagoa, segundo ela, passa por um momento de abandono geral. Ama as praias do Norte da Ilha, e sempre que pode dá um pulo até lá. Porto Alegre é sua segunda casa, já que a família ainda mora no Estado vizinho. Porém, reclama da violência na capital gaúcha, que força os moradores a se programarem de diversas maneiras para evitar certos caminhos perigosos, por exemplo. “Conheço melhor Santa Catarina que o Rio Grande do Sul. Desde que cheguei, vejo que tem muita coisa para fazer, mas pode ser bem melhor na área cultural”, afirma. 

Trabalho atrelado às redes sociais 

Laura terá a partir de amanhã duas páginas exclusivas para falar de eventos culturais, festas e entretenimento dentro do jornal. Nelas, terão além das fotos clássicas de coluna social, toques sobre os lugares mais legais para conferir na próxima semana, além de coisas que foram destaque ou que não deram certo na cidade. 

Com as ideias ainda fervilhando na cabeça, a colunista pensa também em indicar a (o) mais elegante da semana. Ela tem também liberdade para citar problemas da cidade fora do meio cultural. A jornalista vai atuar fortemente nas redes sociais, com uma conta no Instagram e uma no Facebook; uma coluna on-line no site ndonline.com.br e o próprio site lauracoutinho.com.br, que será parceiro do ND e tratará de lifestyle, viagem, gastronomia e outras dicas que vão diversificar o seu trabalho.  

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade