Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Noivas e madrinhas se dedicam cada vez mais a Despedida de Solteira

Festa tradicional pré-casamento, se engana quem pensa que a reunião de amigas hoje é algo simples de se elaborar

Karin Barros
FLORIANOPOLIS
25/05/2018 às 10H22

Foi-se o tempo em que a despedida de solteira da noiva se resumia a uma reunião com as amigas e um véu fake na cabeça. Tudo isso ainda existe, mas a festa pré-casamento que marca o adeus ao mundo dos solteiros tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Segundo a cerimonialista super requisitada Cássia Helena da Silva, de Florianópolis, as despedidas sempre aconteceram, organizadas pela noiva, familiares ou madrinhas, porém elas se modificaram um pouco no estilo.

Ana Clara alugou casa de frente para o mar e entregou mimos especiais para as madrinhas em festa organizada três semanas antes do casamento - Divulgação/ND
Ana Clara alugou casa de frente para o mar e entregou mimos especiais para as madrinhas em festa organizada três semanas antes do casamento - Divulgação/ND


Há um bom tempo essas festas de despedida deixaram de ser exclusividade masculina, mas nos últimos tempos as mulheres, além de fazerem as clássicas reuniões ou pegarem uma balada sozinhas, reúnem as amigas e madrinhas para uma verdadeira imersão na data. Elas organizam viagens para o exterior ou até mesmo para cidades vizinhas, se instalando em uma casa alugada ou em um hotel de luxo. Estas são algumas das opções mais vistas atualmente, porém a criatividade é algo sem limite e cada vez mais surgem ideias inovadoras para a despedida de solteira.

O ponto alto da festa de pré-casamento hoje são os itens personalizados. Estes, por sua vez, são entregues às participantes do encontro muitas vezes antes mesmo da festa como convite. No caso da noiva Maria Helena Pupo Nogueira, 28, a viagem foi organizada pelos amigos, mãe e noivo para Punta Cana (República Dominicana). Os mimos, eles escolheram e encomendaram pela internet, e variavam entre faixa de noiva, chinelos, copos e bonés que foram entregues no dia do embarque. Maria fez também de presente para todas as madrinhas e para os amigos que viajaram uma camiseta e canga personalizada com desenho da artista plástica Luciana Pupo.
Esses itens personalizados vão de acordo com a escolha do local da despedida ou do tema da festa, mas tudo vem carregado ou do nome da noiva ou do clássico “team bride” (equipe da noiva, em inglês). 

Maria Helena viajou com amigos para Punta Cana em maio de 2017, dois meses antes das núpcias - Divulgação/ND
Maria Helena viajou com amigos para Punta Cana em maio de 2017, dois meses antes das núpcias - Divulgação/ND


A viagem foi em maio do ano passado, cerca de dois meses antes do grande dia. Amigos e madrinhas fizeram parte do momento especial que antecipava o casamento de Maria Helena e David Bastos, que estão juntos há dez anos. Para ela, todos os momentos que antecipam o casamento são marcantes, mas a despedida teve um gostinho especial. “Ficamos todos juntos em um resort incrível, e formamos um grupo muito unido que me acompanha até hoje em tudo. Foi muito incrível, um dos melhores presentes que eu poderia ganhar. Fizemos um pacto que daqui para frente sempre iremos organizar viagens de despedida de solteiro nesse molde”, conta ela, antecipando que a próxima deve ser para Las Vegas.

Na companhia do mar 

A arquiteta Ana Clara Almeida Stock, 28, organizou a própria despedida junto com a mãe e a cunhada. Ela queria que o momento reunisse o maior número possível de amigas, por isso alugou uma casa em Biguaçu com piscina e de frente para o mar, sendo que um dia seria só das meninas e o outro com o futuro marido, Rafael Franzoni, e amigos. A festa aconteceu três semanas antes do casamento, que ocorreu no último dia 12 de maio. “Passamos o dia juntas na piscina, depois tivemos uma festa que se estendeu até a madrugada, fora toda a vivência de dormir na mesma casa que suas amigas, pois no outro dia ainda tinha o chá bar”, lembra Ana.

Uma semana antes, Ana Clara fez um passeio de barco - Divulgação/ND
Uma semana antes, Ana Clara fez um passeio de barco - Divulgação/ND


Como mimos personalizados, a noiva fez um kit tipo mochila para cada madrinha, contendo um body e uma canga. Além disso, a festa teve direito a personalização das boias, copos, canudos e kits ressaca, que todas as convidadas levaram para casa, bem como as lembrancinhas que eram biscoitos em forma de lingerie. As referências, diz Ana, vieram da internet mesmo, via Instagram, e o site de fotos Pinterest. “O momento só com as amigas foi muito especial e necessário, eu estava desgastada de resolver as coisas do casamento e ter esse momento com elas me fez relaxar. Elas fizeram uma surpresa com um vídeo com fotos e boas lembranças. Meus pais e o noivo também participaram. Eu amei e me senti muito especial”, disse.

Depois do final de semana intenso, Ana ainda saiu de barco com as amigas alguns dias antes de subir ao altar, no estilo “despedida al mare”.

Surpresas para a noiva

Ana Cláudia Mondini Ribeiro Bez, 26, casou em outubro de 2016 e comemorou os últimos dias de solteira ao lado de oito amigas de infância, que foram também suas damas de honra. Elas se reuniram em um condomínio na beira da praia e fizeram várias surpresas para a noiva. “As meninas me mandaram a data, o local e hora que eu tinha que chegar. Quando cheguei, ainda na garagem me vedaram e ao entrar em casa me levaram até um dos quartos de onde eu não poderia sair até todas as surpresas começarem”, lembra. Além de todos os mimos temáticos, as amigas literalmente vestiram a camisa com as escritas “She said yes” (Ela disse sim) e “Team Mima” (apelido de infância de Ana).

Ana Cláudia comemorou últimos dias de solteira com amigas - Divulgação/ND
Ana Cláudia comemorou últimos dias de solteira com amigas - Divulgação/ND


“Foi inesquecível! Valeu a pena cada segundo! A felicidade de estar com minhas amigas, a alegria com a proximidade do casamento. Sem contar todo o carinho. Não conseguia acreditar que tudo aquilo estava acontecendo, ainda mais para mim! Memorável!”, disse ela.

A festa aconteceu uma semana antes do casamento que uniu Ana a Hênio de Oliveira Bez Junior, que há dez anos vinham construindo seu relacionamento.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade