Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

No Dia Internacional da Dança, classe apresenta reivindicações em debates em Florianópolis

Apresentações e encontros estão marcados para esta sexta-feira

Redação ND
Florianópolis
Divulgação/ND
Nos debates, será discutido o pedido de abertura da graduação em dança em Santa Catarina

 

Celebrado há 34 anos, o Dia Internacional da Dança, em 29 de abril, será marcado na Grande Florianópolis por uma série de atrações especiais, que incluem apresentações de companhias, grupos e escolas. Além disso, em encontros promovidos pela Setorial de Dança, serão discutidas demandas da arte na região.

O Fundo Municipal de Cultura, as políticas públicas e a participação social de profissionais qualificados serão alguns dos tópicos debatidos, além da aposentadoria dos bailarinos e da graduação em dança no Estado. “Desde 2009 lutamos para que a graduação seja aberta em Santa Catarina”, conta a professora de dança Sandra Meyer, do curso de licenciatura em teatro da Udesc. O Estado é um dos poucos que não têm curso universitário de dança, que depende da aprovação do reitor e da liberação de verba. “É um atraso histórico”, diz. A professora afirma que é justamente por isso que é necessário promover discussões acerca do tema.

O evento central, que será realizado no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, está marcado para as 10h desta sexta-feira e terá com a intervenção “Área Própria para Dança”, do Coletivo Mapas e Hipertextos e com participação da Grão Cia de Dança. O debate começará às 12h.

Os coletivos Moinho de Dança e PlanoB participarão de uma Jam Session no Ceart (Udesc), às 18h, no Itacorubi, e a Cenarium Escola de Dança promoverá atividades gratuitas a partir das 17h30. Na Trindade, às 19h, alunos e professores da Garagem de Dança também se apresentarão.

O estilo de dança contemporânea estará presente no espetáculo do Grupo de Dança da Udesc Cefid, marcado para as 12h. que dá liberdade aos coreógrafos e bailarinos para construirem as próprias danças. A Udesc também promoverá uma apresentação do bailarino Gleyson Pinheiro. As performances serão realizadas no pátio central do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), em Coqueiros.  

No sábado, as atividades continuam no Continente. As turmas do Centro de Arte e Dança Cacá Berka apresentarão o “Dia de Dança no Parque”, no Parque de Coqueiros. Saiba mais na página do Setorial de Dança de Florianópolis.


• Intervenção “Área Própria Para a Dança” - intervenção do Coletivo Mapas e Hipertextos, com participação Grão Cia de Dança com o trabalho “Estudo sobre redes”, Largo da Alfândega, 10h, gratuito

• Jam Session – coletivos Moinho de Dança e PlanoB, Ceart, Udesc (Itacorubi), 18h, gratuito

• Apresentação de dança contemporânea – Cefid, Udesc (Coqueiros), 12h, gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade