Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Musical sobre Cazuza terá apresentação gratuita em Florianópolis

“Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, O Musical” terá apresentação no trapiche da Beira-Mar Norte nesta sexta

Redação ND
Florianópolis
Divulgação
Protagonizado pelo ator Emílio Dantas, espetáculo refaz a trajetória de Cazuza e será encenado nesta sexta, em sessão única no trapiche da Beira-Mar

 

Alguns dos maiores clássicos de Cazuza, misturados a canções que se popularizaram na voz de outros cantores, são os elementos que conduzem o espetáculo “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, O Musical”, que retorna a Florianópolis na próxima sexta-feira (8), em apresentação única e gratuita na avenida Beira-Mar Norte. O musical que conta a vida “louca e breve” do artista desde antes da entrada no Barão Vermelho até a carreira solo é protagonizado pelo ator e cantor Emílio Dantas, que apesar de não parecer fisicamente com o músico, impressiona pela voz e trejeitos idênticos aos de Cazuza e chegou a ser
premiado pelo desempenho.

O texto da obra, assinado por Aloísio de Abreu, foi construído em 2012 a partir de conversas com pessoas próximas a Cazuza e de uma ampla pesquisa para a criação da estrutura dramática do espetáculo. “Apesar de frequentar os mesmos lugares, eu não conhecia o Cazuza. Entretanto, sempre tive uma profunda identificação com a obra dele, que tem um quê de crônica da nossa época, revelando de forma rasgada comportamentos típicos dos jovens que todos éramos nos anos oitenta”, explicou o autor.

Como a vida do personagem foi curta e, ao mesmo tempo intensa, o autor procurou contar a história de forma ágil, avançando sempre a partir dos momentos de virada na carreira e na vida: a descoberta do teatro, o gosto pelo rock, o momento em que resolve cantar, montar uma banda, se profissionalizar, o estouro, as brigas, a mudança no estilo de sua obra, o estrelato solo, a descoberta da doença e a urgência poética no fim das forças.

Para a concepção musical do espetáculo um amplo trabalho de pesquisa também não pôde ficar de fora. Os diretores musicais Daniel Rocha e Carlos Bauzys conceituaram a sonoridade em quatro situações: Barão Vermelho não produzido, a gravação do primeiro disco, e depois do sucesso, já consolidados. A banda solo de Cazuza também foi reproduzida com fidelidade.

Pesquisas musicais

A montagem, que estreou em 2013 e também tem como base o livro “Só as mães são felizes”, dá continuidade à pesquisa desenvolvida pelo diretor do espetáculo, João Fonseca, de uma cena musical brasileira despojada e teatral. “Cazuza” é mais um passo do trabalho que ele começou com “Gota d’água” e que culminou no musical “Tim Maia”. Para o diretor, o espetáculo foi uma nova possibilidade de desenvolver e aperfeiçoar uma linguagem autoral de musical. Segundo ele, os depoimentos de Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, foram fundamentais na estruturação cênica do espetáculo. “A partir das lembranças dela, vamos conhecendo a vida e a obra desse artista e, tal como sua obra, a peça alterna momentos exagerados e de puro rock’n’roll a mais intimistas e delicados”, revelou.

Além de Florianópolis, o espetáculo tem sessões gratuitas em Vitória (ES), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa é da Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco, que iniciou em 2013 uma estratégia de apoio a projetos culturais com apresentações do musical “Gonzagão – A Lenda” e de “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes”.

Serviço:

• O quê: Espetáculo “Cazuza Pro Dia Nascer Feliz, O Musical”
• Quando: 8/5, 20h
• Onde: Trapiche da avenida Beira-Mar Norte, Florianópolis
• Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade