Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Música, exposições e cinema no mês da Francofonia em Florianópolis

Programação de março vai da degustação de queijos e vinhos à shows internacionais

Edinara Kley
Florianópolis

Diversidades e afinidades culturais entre Brasil e França estão em evidência em março. A data especial é o dia 20, quando países e estados onde se difunde o idioma francês e se compartilham os valores humanistas vinculados à língua comemoram o Dia Internacional da Francofonia. Em Florianópolis, a celebração dura um mês. A cidade, que também faz aniversário, ganha uma série de eventos culturais.

 

Divulgação/ND
Cantora Amandine Maissiat é atração inédita do mês

 

Shows internacionais, degustação, exposição, cinema, festivais e prêmios estão no roteiro cultural.  “A Francofonia é o movimento da amizade entre a França e os países associados a Organização Internacional da Francofonia ou em qualquer outro lugar do mundo onde exista alguma entidade do governo francês. Em Florianópolis os representantes oficiais somos nós”, explica o diretor da Aliança Francesa, Fernand Defournier.

Na programação musical, destaque para dois nomes. Considerada revelação da nova música francesa, Amandine Maissiat, faz show inédito dia 19. Ela apresenta o disco, "Tropiques", que figura entre os finalistas do Prêmio do 1º Álbum France Inter/Télerama 2014. O trabalho é divulgado na turnê pela América Latina, onde fará 10 shows.

No dia do aniversário de Florianópolis, dia 23, Nicola Són faz um espetáculo bilíngue. “Na primeira parte apresenta suas composições em português, na segunda em francês”, adianta Defournier. ele apresentará versões revisitadas de clássicos da "Chanson Française", como Jacques Brel, Claude Nougaro, Georges Brassens e Charles Aznavour.

Nicola Són é francês, mas tem relação íntima com o país, onde faz a terceira turnê e  lança o disco “Nord Destin”, resultado de uma ponte construída entre a França e Brasil explorando a música nordestina. O primeiro trabalho, “Parioca”, uma mistura da música parisiense a Carioca, teve lançamento nacional em 2011.

Uma novidade é a organização do Prêmio de Arte contemporânea, que visa incentivar a produção artística em Santa Catarina e reunir jovens artistas do estado para um intercâmbio cultural. Parte do prêmio é um mês de estudo na Cité Internacionale des Arts de Paris.

 Outra atividade é a mostra biográfica sobre o poeta, compositor e cantor Georges Brassens, que junto com o show de Nicola Són, integra a programação da Maratona Cultural, de 21 a 23 de março. Ainda na agenda, degustação de queijos e vinhos franceses.

Festival de cinema

Fora da programação da Francofonia, mas ainda celebrando o intercambio cultural, em abril a cidade recebe o Festival Varilux de Cinema Francês, de 9 a 16 de abril, no Cinespaço Beiramar e Cine Iguatemi. “Ano passado, Florianópolis chegou em 3ª posição de publico no Brasil, com 4.500 pessoas, atrás apenas do Rio e São Paulo, no mais. O quê significa que temos um público amante do cine francês na Ilha”, complementa o diretor.

 

Programação Francofonia Florianópolis

 O quê: Degustação de vinhos e queijos franceses
Quando: 14/3, 19h30
Onde: Aliança Francesa, rua Visconde de Ouro Preto, 282, Centro, tel.: 3222 8925
Quanto: R$ 40

 

O quê: Exposição “Brassens ou la liberté!”
Quando: Abertura 17/03, 20h. Visitação até 28/3
Onde: Aliança Francesa, rua Visconde de Ouro Preto, 282, Centro, tel.: 3222 8925
Quanto: Gratuito

 

O quê: Cineclube: “O Garoto da Bicicleta” e “O Refúgio”
Quando: 17 e 24/3, 19h
Onde: Fundação Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, tel.:3224-8846
Quanto: Gratuito

 

O quê: Show Amandine Maissiat
Quando: 19/3, 21h
Onde: Célula Show Case, rod. João Paulo, 75, Monte Verde, Florianópolis, tel.: 9962 8351
Quanto: Gratuito

 

O quê: Sessões Af de Cinema com “O verão do Skylab”, “A Espuma dos Dias”, “O Que Traz Boas Novas”
Quando: 21,22 e 23/3, 21h45
Onde: Paradigma Cine Arte, Corporate Park Centro Empresarial, rod. SC-401, 8.600,  Km 8/9, sala 2, bloco 8, Sto Antônio de Lisboa, Florianópolis, tel.: 3239- 7777
Quanto: Gratuito


O quê: Show Nicola Són
Quando: 23/3, 20h
Onde: TAC, rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel.: 3028-8070
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade