Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Mostra Planeta Doc. traz filmes sobre sustentabilidade para Florianópolis

O evento é realizado em parceria com a Semana Lixo Zero, dentro do Festival Internacional de Cinema Socioambiental

Karin Barros
Florianópolis
24/10/2016 às 11H07
The clean bin project - Divulgação/ND
O documentário "The clean bin project" acompanha um casal que quer passar um ano inteiro sem gerar lixo de qualquer espécie - Divulgação/ND



Festival Internacional de Cinema Socioambiental começa nesta terça em Florianópolis com a Mostra Planeta.Doc Lixo Zero, que inclui filmes dedicados à questão do lixo e da reciclagem. A mostra segue até o domingo com uma lista de 12 longas-metragens e quatro curtas, mas até o dia 13 de novembro outras ações acontecem envolvendo cerca de 80 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim. De acordo com a diretora do evento, Mônica Linhares, 1.100 filmes de 38 países participaram das inscrições e passaram por curadoria para chegar até a programação apresentada. “São documentários importantes e feitos por diretores contemporâneos, com novos olhares. A sociedade é muita viva nesses trabalhos”, diz. 

A Mostra é realizada em parceria com a Semana Lixo Zero, que reúne eventos por todo o país dedicados a discutir e trazer soluções para a redução e gestão dos resíduos. Porém, a diretora Mônica reafirma que o evento não trata apenas de lixo, mas de diversas questõs do planeta, como a terra, alimentação e a pesca. 

As sessões, abertas e gratuitas, serão realizadas na Capital, no CIC, Sesc Prainha, UFSC e Udesc, além das cidades de Ibirama, Laguna, Joinville, Balneário Camboriú. “O objetivo é educativo com o propósito de ampliar o debate da sustentabilidade através do cinema. Queremos mostrar o que está aconteceno no nosso planeta, porque muitas vezes a gente não tem um panorama sobre essa situação”, reflete Mônica. 

A programação também será composta pelas mostras não-competitivas Cidades Humanas, Ecozine, Cinemateca da Embaixada da França e Mostra Diretores. “Vamos ampliar o olhar de adolescentes e universitários por meio da mostra cinematográfica, seja levando o estudante ao cinema, seja trazendo o filme para o estabelecimento”, afirma a diretora do festival. 

Outro destaque, segundo Mônica Linhares, será o Planeta.Doc Conferências, nos dias 3 e 4 de novembro, com participação de 11 cientistas e especialistas na área socioambiental, como o sociólogo mexicano Enrique Leff e o geólogo brasileiro Carlos Walter Porto Gonçalves. Os encontros acontecerão no Auditório Garapuvu, na UFSC.

Confira alguns filmes da programação

24/10, 14h15, “Lixo e O Sabor do Desperdício”, no CIC
25/10, 9h30, “The discarded”, no CIC
26/10, 10h, “A Tragédia do Lixo Eletrônico, no Sesc da Prainha
26/10, 15h, “Lixo e Reuse! Porque não se pode reciclar o Planeta”, no Sesc da Prainha
27/10, 10h, “O sabor do desperdício”, no Sesc da Prainha
27/10, 15h, “Bernunça Composters” e “Homem sem Impacto”, no Sesc da Prainha
28/10, 19h, “Um Banquete no Lixo”, na UFSC (CCE)

Serviço 

O quê: Festival Internacional de Cinema Socioambiental
Quando: de 24/10 a 30/10
Onde: CIC, Sesc Prainha, UFSC e Udesc
Quanto: gratuito
Saiba mais: https://goo.gl/dcAutY

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade