Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Mostra de Cinema Infantil recebe 84 escolas da Grande Florianópolis a partir de segunda

Escolas públicas e particulares tem até sexta-feira para assistirem 45 filmes em exibição

Redação
Florianópolis
01/07/2018 às 20H08

De hoje até sexta (6), cerca de cinco mil crianças das cidades de Biguaçu, São José e Florianópolis vão assistir de forma gratuita a curtas-metragens nacionais e internacionais de animação, ficção e documentários. Começou a 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que segue até domingo (8), na Capital. 

As Sessões Escola são exibidas às 9h e às 14h30 e têm duração de 45 a 65 minutos. Os 45 filmes, entre eles “Dando asas a imaginação” e “Bolona de pelo”, foram distribuídos em sete programas para crianças de 4, 6, 8 e 10 anos. Algumas escolas participaram de uma inscrição prévia durante a organização do evento. Essas garantiram inclusive o transporte gratuito das crianças de ônibus até o teatro cedido pelo evento. Porém, as escolas que ainda quiserem incluir seus alunos nas exibições, podem agendar ou chegar ao local na hora do evento. 

Neste ano, a Mostra teve 84 escolas da Grande Florianópolis. Segundo Luiza Lins, diretora do evento, a mostra é bastante democrática e inclusiva e busca instigar o pensamento crítico das crianças. “Temos toda uma preocupação com a curadoria da mostra, com o conteúdo e a qualidade daquilo que é apresentado, além de atentarmos a produções de diferentes estilos e linguagens” explica. 

Nesses 17 anos de mostra, a Sessão Escola já recebeu 90 mil crianças. As mesmas sessões também são abertas ao público, com entrada e pipoca gratuitas. As atrações integram narrativas dos povos originários, das infâncias latino-americanas e negras, além de filmes que abordam temas como a inclusão de pessoas anãs e de pessoas com deficiência. 

Sessões com acessibilidade para cegos, surdos e ensurdecidos, por meio da audiodescrição, libras e legenda, permitem que o encontro entre as diversas crianças seja ainda mais inclusivo. Neste ano a mostra volta a ter o show de encerramento gratuito no Teatro Governador Pedro Ivo, no domingo, com a atração “Tchiribim Tchiribom cantando pelo Mundo com Fortuna”.  

Cinema infantil  - Divulgação/ND
As Sessões Escola são exibidas às 9h e às 14h30 e têm duração de 45 a 65 minutos - Divulgação/ND



Adultos também aproveitam 

Além do Encontro Nacional do Cinema Infantil, integra a programação adulta o Fórum de Cinema e Educação, voltado para professores, com a palestra “A experiência lúdica e a liberdade de brincar na escola”, que será ministrada por Nélio Spréa, diretor dos filmes “O fim do recreio” e “A escola do ensino fundamental”. 

A atividade ocorre hoje, das 14h às 17h, no cinema do CIC. Na quinta-feira, no Teatro Pedro Ivo, acontece a “Conversa com André Catoto Dias, Gustavo Steinberg e Gabriel Bitar”, diretores do filme de animação “Tito e os Pássaros”, longa-metragem selecionado no Festival de Annecy 2018. No último domingo da mostra, às 15h, ocorre o lançamento da edição fac-similar artesanal do livro “Novos Contos”, publicado originalmente em 1954 quando o autor, de Rogério Sganzerla, ainda era criança.  

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade