Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

MIS/SC promove sessão especial de filme clássico acompanhado de trilha sonora ao vivo

Lançamento do projeto Cinema Ao Vivo acontece nesta quarta-feira (25) com filme "O Circo", de Charlie Chaplin e apresentação simultânea da centenária Banda da Lapa

Marciano Diogo
Florianópolis
Divulgação/ND
Escrito e dirigido por Charlie Chaplin, filme "O Circo" é exibido no lançamento do projeto Cinema Ao Vivo, em Santa Catarina


Na origem do cinema, no início do século 20, as projeções dos filmes eram feitas acompanhadas de apresentações simultâneas de grupos musicais, que ficavam responsáveis por produzir ao vivo a trilha sonora da película. Quase um século depois, um projeto do MIS/SC (Museu da Imagem e Som de Santa Catarina) busca resgatar tal experiência na atualidade: o Cinema Ao Vivo reproduz o conceito originário da sétima arte ao trazer hoje [quarta-feira] para o cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura) a centenária Banda da Lapa, que se apresenta reproduzindo a trilha sonora do filme “O Circo”, um dos clássicos de Charles Chaplin.

“O objetivo é promover exibições de longas-metragens clássicos do cinema mundial, com a execução de sua trilha sonora ao vivo feita por bandas de música e artistas reconhecidos. Assim resgatamos a experiência do antigo ‘cinema mudo’, em que devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única”, explica Ana Lígia Becker, administradora do MIS/SC e uma das idealizadoras do Cinema Ao Vivo. A coordenadora do MIS adianta ainda que a ideia é tornar o projeto periódico em 2016: “a ideia é que façamos pelo menos quatro edições no próximo ano, com grupos de estilos musicais diferentes, bandas de rock, por exemplo”, observa Ana Lígia.

A convite do MIS, a Banda da Lapa, originada no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, promove ensaios direcionados a apresentação desta quarta-feira há pelo menos três meses. Os ensaios são feitos juntamente com a projeção do filme “O Circo”. Toda a trilha sonora original do longa-metragem foi composta pelo próprio Charlie Chaplin, e como os arranjos possuem muitos instrumentos de orquestras, como oboé, fagote e tímpano, por razões técnicas a Banda da Lapa optou por adaptar a trilha original do filme aos timbres do grupo, para que houvesse sincronia específica com a projeção das cenas.

“Em algumas cenas utilizamos arranjos dobrados e músicas que a banda já tocava e que se ‘encaixavam’ com o que estava passando no filme. Pelo que temos conhecimento, essa será a primeira vez que realizamos esse trabalho de trilha sonora. Mas como a nossa banda possui 119 anos, quase a mesma idade do cinema, que neste ano completa 120 anos, pode ser que as primeiras gerações da banda tenham realizado animações, ainda no tempo em que o cinema mudo era a única modalidade existente”, conta Wellinton Carlos Correa, regente da Banda da Lapa, que traz para o Cinema Ao Vivo hoje 21 músicos, divididos nos naipes de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão, além de teclado e guitarra.

Cruzamento artístico
“O Circo” é um filme mudo americano de 1928, do gênero comédia, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin. A obra, com cerca de 60 minutos de duração, conta a história de um homem atrapalhado que se vê envolvido em uma confusão que o leva a trabalhar em um circo. A Banda da Lapa, que ficará responsável por reproduzir a trilha sonora do filme no lançamento do projeto Cinema Ao Vivo, foi fundada em 1896 e é uma das entidades culturais mais representativas da música de Florianópolis. “O cruzamento artístico possibilitado pelo projeto vai resultar em um espetáculo e uma experiência imersiva única”, pontua Ana Lígia Becker, coordenador do MIS.

Divulgação/ND
Banda da Lapa ensaia há meses com a projeção do filme para a apresentação especial


Dentre a lista de filmes clássicos repassados pelo MIS/SC como opções, a Banda da Lapa optou pelo filme “O Circo”, pela semelhança com a especialidade instrumental do grupo. “É desafiador acompanhar a partitura e o filme simultaneamente. Esse formato deve despertar interesse no público, por que por mais ensaiado que seja, o improviso em algum momento acaba se tornando inevitável”, conclui a clarinetista Valéria Martins. Os ingressos para o espetáculo serão distribuídos uma hora antes do evento, no hall de entrada do cinema do CIC, que tem lotação máxima de 137 lugares.

O quê: Cinema ao Vivo com o filme “O Circo” e trilha sonora executada ao vivo pela Banda da Lapa
Quando:
25/11, 20h
Onde:
Cinema do CIC, av. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis, tel. 48 3664 2630 / 48 3664 2631
Quanto:
Gratuito 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade