Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Milu Leite ministra oficinas de escrita criativa para autores iniciantes em Florianópolis

Em fevereiro e março, jornalista vencedora do Prêmio Jabuti realiza oficina para jovens escritores de 13 a 17 anos na Biblioteca Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição

Marciano Diogo
Florianópolis
Daniel Queiroz/ND
Paulistana radicada na Capital, Milu Leite afirma que os escritores devem estimular a criatividade com outras artes, como pintura e música


Para a jornalista e escritora Milu Leite, 54, escrever é transformar. Transformar a si mesmo e os outros. Paulistana radicada na Capital, Mary Lucia Celina Leite ministra desde 2009 oficinas para autores iniciantes. Vencedora do Prêmio Jabuti em 2006 na categoria juvenil, Milu promove durante o mês de fevereiro e março um curso gratuito de escrita criativa direcionado para jovens escritores de 13 a 17 anos, que acontece na Biblioteca Barca dos Livros, em Florianópolis. “A escrita está dentro do autor, é algo intrínseco. Eu consigo detectar coisas diferentes em verdadeiros escritores. Há pessoas que precisam das letras. Esses são os verdadeiros autores. Meu trabalho é dar as ferramentas para fazer com que a pessoa consiga ordenar o que quer contar”, explica Milu Leite.

Autora de dois livros, “O Dia Em Que O Felipe Sumiu” (2006) e “O Dia em Que O B Apareceu” (2014), e organizadora do livro de contos “Os Meus, Os Teus, Os Nossos” (2013), obra que reúne textos de alunos que passaram por suas oficinas, Milu Leite tem experiência na área da comunicação. Formada em jornalismo pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), já escreveu para jornais como a “Folha de São Paulo” e revistas como “Carta Capital”, “Vogue” e “Serafina”. A oficina Começando um Conto repassa exercícios que estimulam a criatividade e tem foco na discussão de contos, buscando debater sobre a definição do que é conto, os diferentes tipos de narrador, a descrição do cenário, o personagem ficcional, o tempo ficcional, entre outros temas. “O principal objetivo da oficina, no entanto, é o enfoque do processo da escrita. Isto significa que, além de discutir textos, há espaço para a produção individual e para a análise desta produção”, explica Milu Leite.

Para a especialista, há comportamentos que podem ser tomados por um escritor que busca estimular sua criatividade: “o primeiro é deixar a autocrítica de lado, ela é a maior cerceadora de boas ideais. Também é necessário estar atento para observar os detalhes, procurar olhar as coisas a fundo e não superficialmente. Temos um olhar muito viciado baseado em conceitos pré-estabelecidos. Outro ponto é se deixar estimular por outras artes, uso muito a pintura e música em minhas oficinas, por exemplo”, explica Milu Leite.

A jornalista recomenda a jovens escritores que querem entrar no mercado literário bancarem financeiramente a publicação do primeiro livro. “Ser notado pelas editoras é a maior dificuldade que um novo autor enfrenta. Por isso, vale à pena bancar sua primeira publicação. Livro de autor é a solução. Há também a possibilidade de fazer parcerias com editoras, bancando parte da publicação. Esses movimentos têm crescido cada vez mais no mercado literário”, pontua.

Novo livro em 2016
Em abril deste ano Milu Leite lança através da editora Insular o terceiro livro de sua autoria, “De Passagem”, obra que reúne contos para adultos que tratam de temas como identidade: “será meu primeiro livro que não é direcionado ao público infantojuvenil”, adianta. Em 2015, a escritora teve seu projeto de escrita criativa selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da FBN (Fundação Biblioteca Nacional), órgão vinculado ao MinC.

A bolsa possibilitou a criação de um pacote de oficinas gratuitas que têm como objetivo estimular a escrita de contos. Os cursos estão sendo ministradas desde o dia 13 de janeiro e seguem até o fim de março na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, biblioteca reconhecida em 2014 pelo MinC (Ministério da Cultura) com o Prêmio Leitura Viva. As oficinas para os adultos já começaram e seguem até o dia 23 de março. Já a oficina direcionada para jovens escritores de 13 a 17 anos segue com inscrições abertas e inicia em 23 de fevereiro, seguindo até 30 de março. Interessados podem fazer inscrições através do telefone (48) 3879-3208. “A oficina para jovens traz uma dinâmica diferente, será focada em práticas de exercícios em grupo”, conclui Milu.

O quê: Oficina para jovens escritores com Milu Leite
Quando: De 23/2 a 30/3
Onde: Biblioteca Barca dos Livros, rua Hippólito do Valle Pereira, 620, Lagoa da Conceição, Florianópolis, tel .48 3879-3208
Quanto: Gratuito

PARA COMEÇAR: referências literárias - Milu Leite indica cinco autores fundamentais para trabalhar a escrita criativa:

Guimarães Rosa

Italo Calvino

Jorge Luis Borges

Julio Cortázar

Machado de Assis

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade