Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Maior festival integrado da América, Grito Rock propõe alternativas para produção musical em 2012

Evento ocorre entre 17 de fevereiro e 17 de março em mais de 200 cidades brasileiras e 15 países. Florianópolis e São José estão na rota

Carol Macário
Florianópolis

Divulgação / ND
Grito Rock passará por 11 municípios de Santa Catarina

Faltam 16 dias para o Grito Rock 2012, o maior Festival Integrado das Américas que este ano ocorre entre 17 de fevereiro e 17 de março em mais de 200 cidades brasileiras e 15 países. Os municípios catarinenses que irão sediar o evento já estão confirmados: Florianópolis, Rio do Sul, Itajaí, Joinville, Lages, Criciúma, Barra Velha, Ilhota, Jaraguá, Chapecó e São José. Na Grande Florianópolis o Cardume Cultural irá produzir duas noites, dia 8 de março, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e dia 18 de março, no Plataforma Rock Bar, em São José.

A novidade é que em 2012 o festival avança pela Europa e se firma em 15 cidades estrangeiras. Vários representantes da América do Sul e Central participam da décima edição: Honduras, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Honduras e Nicaragua. O Festival ocorre também na Cidade do México, Los Angeles e em Braga (Portugal), realizado por brasileiros em parceria com agentes locais.

Idealizado em 2002, em Cuiabá, pelo Espaço Cubo - um dos coletivos que deu origem ao Fora do Eixo -, o Grito Rock é uma alternativa ao Carnaval e uma plataforma independente de circulação.

As edições de cada cidade são produzidas de forma interdependente, e tudo, principalmente a logística entre elas, é construído colaborativamente, com o propósito de tornar sustentável a circulação de artistas, agentes, produtores, produtos e tecnologias. Das 203 incrições realizadas até agora, 38 são da região Sul do país, sendo 13 Gritos em Santa Catarina.

Artistas poderão circular por rotas

Este ano o Festival também inova, com a criação de diversas rotas pelo país, ampliando as oportunidades de circulação de artistas e potencializando os festivais. A Transul, rota do Sul do Brasil, cruza Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, totalizando 1.500 km e cruzando as cidades de Porto Alegre, Santa Maria (RS), Criciúma (SC), Curitiba, Rio do Sul (SC) e São José (SC).

Os artistas devem realizar as inscrições pelo portal Toque no Brasil (tnb.art.br).

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade