Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Mãe de Xuxa Meneghel morre aos 81 anos no Rio de Janeiro

Há mais de dez anos a mãe da rainha dos baixinhos sofria de Mal de Parkinson

Folha de São Paulo
São Paulo (SP)
08/05/2018 às 15H26
Dona Alda sofria com Mal de Parkinson - Instagram/Reprodução
Dona Alda sofria com Mal de Parkinson - Instagram/Reprodução


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dona Alda, mãe de Xuxa Meneghel, morreu aos 81 anos na manhã desta terça-feira (8), na casa da apresentadora no Rio de Janeiro. Havia mais de dez anos que a mãe da rainha dos baixinhos sofria de Mal de Parkinson. 

A morte da mãe da apresentadora foi confirmada pela assessoria dela. Ainda não há detalhes sobre o velório.

Dona Alda sofria com Mal de Parkinson, uma doença degenerativa, e já havia sofrido dois AVCs (acidente vascular cerebral). Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, em agosto de 2017, Xuxa disse que a mãe "não anda, não fala".

Morte do pai

A morte de Dona Alda acontece pouco mais de um ano depois da de Luiz Floriano Meneghel, pai da apresentadora. Ele morreu aos 85 anos, depois de quase dois meses de internação, por falência múltipla dos órgãos em função de complicações derivadas de uma osteoporose grave.

"Infelizmente, o 'véio Menega' tá indo embora... Mas muito obrigada por todas as palavras e orações de vocês", escreveu Xuxa aos fãs, ao publicar  uma foto dele em suas redes sociais, como despedida.

O pai de Xuxa havia sido internado pela primeira vez no dia 24 de janeiro de 2017 no Hospital Barra D'Or , por conta de uma crise de osteoporose -mas seu estado se complicou gradativamente, chegando a um quadro de hemorragia digestiva. Depois, seu quadro evoluiu para uma infeção pulmonar e insuficiência respiratória.

Ao longo desse período, a apresentadora pedia orações aos fãs com frequência pelas redes sociais.

"Meu passarinho voou"

Xuxa se pronunciou no Instagram sobre a morte da mãe. A apresentadora publicou uma foto de Alda pintando uma tela e a homenageou. "Meu passarinho voou... e vai pintar um lindo por do sol pra nós. Obrigada a todos pelas orações" , escreveu.

Meu passarinho voou ... e vai pintar um lindo por de sol pra nos ... bgda a todos pelas orações.

Uma publicação compartilhada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em

Além de Xuxa, Alda deixa mais dois filhos: Solange e Bladimir. O mais velho, Cirano Rojabaglia, morreu em 2015, aos 57 anos.

No último dia 3, Xuxa usou as redes sociais para pedir orações aos seguidores para a mãe, que já estava muito debilitada. "Por favor... peço a vocês que tem muita fé que rezem por minha guerreira, minha Aldinha. Obrigada, que Deus dê em dobro a vocês", escreveu a apresentadora.

Em fevereiro, a apresentadora também homenageou a mãe e agradeceu por seu enfrentamento com a doença degenerativa. "Mãe, quando a senhora começou a andar de cadeira de rodas, a senhora atropelava a gente e ria, andando de carrinho acelerava e levava os netos de carona. Quando começou parar de poder pintar com pincel, usou os dedos e as pinturas eram simplesmente mais lindas. Quando não podia mais falar, tentava se expressar com os olhos. E que olhar! Hoje, na cama sem poder mexer nada, vejo o quanto tenta estar aqui viva para gente, para nós filhos, netos , bisnetos e agregados. Obrigada por ser tão forte", agradeceu.

Dona Alda Meneghel completou seus 81 anos em janeiro e Xuxa fez um desabafo. A apresentadora disse que há anos esperava um milagre."Minha Aldinha hoje faz 81 anos... tem alguns anos que minha Aldinha não pode mais nos beijar ou abraçar... tem alguns anos que a minha guerreira tá fazendo de tudo pra ficar aqui com a gente... tem alguns anos que eu me pergunto pq ela sofre tanto, já que só deu amor pra quem a conheceu.... tem alguns tantos anos que eu me pergunto o que eu fiz pra merecer a melhor mãe do mundo??? Tem alguns anos que eu peço um milagre", escreveu nas redes sociais.

Homenagens

Diversos famosos usaram suas redes sociais para prestar homenagem à Dona Alda. Uma das primeiras pessoas a se pronunciar sobre o assunto foi Andréa Sorvetão, que já foi uma das Paquitas. "Hoje, a mulher que foi escolhida para nos presentear com 'X' nos nossos corações descansou!! Aldinha amada, talentosa, sábia, guerreira. Amiga Xú, você cumpriu bravamente seu papel", escreveu.

O Padre Fábio de Melo escreveu um belo texto a Alda. "Para minha querida amiga Alda, que tanto me ensinou que amar é persistir.Amo você, Xuxa .Só Deus e você sabem o que significa o dia de hoje", disse.

Gugu Liberato, apresentador, também lamentou a morte. "Mãe não deveria morrer nunca. Único exemplo de amor incondicional. Parte sem dizer adeus. Uma dor que atinge nossa alma. Querida Xuxa e família, nossas orações neste momento tão difícil", postou.

Além deles, Fabiana Karla, Buchecha, Cesar Filho e outros compartilharam seus sentimentos.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade