Publicidade
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Lourena Genovez, moradora de Florianópolis, tem móvel exposto em feira de design de Milão

Com uma trajetória de quase 40 anos, esta é a segunda vez que ela representa o Estado fora do país

Karin Barros
Florianópolis
20/04/2018 às 11H25

Santa Catarina está sendo representada desde o dia 17 de abril em Milão. Pela segunda vez, a artista plástica e designer de produto Lourena Genovez, moradora de Florianópolis, é convidada a participar do Brazil S/A, o maior evento brasileiro de inovação e design que acontece anualmente durante a Design Week.

Lourena Genovez em seu showroom - Daniel Queiroz/Nd
Lourena Genovez em seu showroom - Daniel Queiroz/Nd


O móvel que representa o Estado lá fora é a cômoda bar Flora Brasileira, lançada em evento paralelo à Bienal Brasileira de Design de 2015, em Florianópolis. Esta é a segunda vez que o produto viaja, sendo a primeira em 2016, quando selecionada pelo curador José Roberto Moreira do Valle.

A peça dialoga entre as artes plásticas, área de formação de Lourena, e o design, área de atuação da catarinense desde a década de 1980. O foco é na brasilidade, tendo a imagem de um delicado beija-flor, uma reprodução de uma das pinturas da francesa Dominique Jardy, radicada no Rio de Janeiro, ao fundo. O móvel bar tem estrutura com moldura chanfrada e abertura das portas descentralizada, além de puxador diagonal em cavilha que une os pontos e a base diferenciada.

A cômoda bar que está em exibição no evento Brazil S/A - Divulgação/ND
A cômoda bar que está em exibição no evento Brazil S/A - Divulgação/ND


Pioneirismo no sul do Estado 

Lourena se formou em artes plásticas no Rio Grande do Sul no final da década de 1970, porém, nunca atuou exatamente no ramo. Filha e neta de madeireiros, a catarinense acabou utilizando-se de seus conhecimentos para pôr em prática outro dom. “Tive um professor que me disse que tudo que eu fazia tinha uma função, que meu traço era mais para o design do que para a arte”, contou sobre o impulso que a fez cursar também design de interiores em Porto Alegre (RS).

Por quase 20 anos, ela trabalhou em Criciúma elaborando cerca de 500 trabalhos de design de interiores de Norte a Sul do Estado, consagrando-se, segundo ela, como a primeira profissional do ramo do Sul do Estado. Desde 1981 Lourena busca ir a Milão e países vizinhos em busca de inspirações e novidades no mundo do design. Quase sempre presente na Design Week, este ano ela acompanha de longe a repercussão de seu trabalho.

A chegada da marca de Lourena a Florianópolis foi em 1996, com a abertura da primeira filial no Centro. Nos anos 2000, passou a criar e investir mais em produtos de autoria própria. “Eu não encontrava mais móveis de boa qualidade e design como eu via em Milão”, diz.

O ponto final no design de interiores foi dado em 2012. A artista plástica lembra que seus próprios funcionários não acreditavam na mudança, além da dificuldade de entrar no mercado com outra roupagem. Por meio da Bienal Brasileira de Design, em 2015, ela encontrou o viés para se mostrar como profissional de design de produtos e comprovar sua competência.

Desde 2005, Lourena conta com um showroom e loja na rodovia SC-401, porém, o espaço deve ser vendido. A loja continua aberta enquanto durarem os estoques. Com outros planos pessoais e profissionais, a catarinense natural de Tubarão deve fechar o empreendimento e alçar novos rumos. Seus produtos poderão ser encontrados em lojas da região.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade