Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Livro "Teatrodentro - manifestos e críticas teatrais" é lançado em Florianópolis

Terceira edição do jornal sobre teatro "Caixa de Pont[o]" também é lançada em evento na Capital

Redação ND
Florianópolis

O teatro brasileiro ganha reforço no debate com os lançamentos do livro “Teatrodentro – manifestos e críticas teatrais” e da terceira edição do jornal “Caixa de Pont[o]”, que acontecem em Florianópolis hoje. A obra literária reúne uma série de resenhas críticas escritas pela dupla de poetas Marco Vasques e Rubens da Cunha nos últimos anos. Publicado pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), o livro traz análises de espetáculos e dois manifestos dos autores acerca das artes cênicas. A maioria dos textos versa sobre espetáculos de companhias catarinenses, entre elas a Cirquinho do Revirado, de Criciúma, a Dionisios Companhia Teatral, de Joinville, e o Erro Grupo, de Florianópolis.

“São análises de espetáculos de diferentes companhias, das mais consolidadas até iniciantes, como grupos universitários. Além das críticas, o livro também traz manifestos referentes à composição e inserção do teatro no meio social a partir do ponto de vista estético e político. Eu e Rubens já temos uma parceria que se estende há dez anos, já tivemos uma revista e site de crítica teatral. O livro ‘Teatrodentro’ é uma compilação de críticas que escrevemos ao longo desses últimos anos”, conta o escritor Marco Vasques, que mora em Florianópolis, diferente de Rubens da Cunha, que mora atualmente na Bahia. Vasques afirma ainda que a obra é destinada a estudantes e historiadores de teatro, e também atores e diretores. “É o primeiro livro de crítica teatral de Santa Catarina”, observa Vasques.

Já a terceira edição do jornal “Caixa de Pont[o]”, que também é lançada nesta quarta-feira e tem a dupla como editores, traz uma entrevista com o diretor e dramaturgo Marcio Abreu, resenha de livros, análises de espetáculos, uma dramaturgia inédita da chilena Soledad Rivera e outra do poeta catarinense Fernando José Karl, e também perfis dos grupos teatrais catarinenses “Téspis Cia. de Teatro” e “Teatro Sim... Por Que Não?!!!”. “A terceira e quarta edição do jornal, que será lançada em outubro, receberam financiamento coletivo. Mais de 150 pessoas contribuíram. É um jornal que tem distribuição gratuita, e que transita pelo teatro da América Latina, brasileiro e catarinense”, conclui Marco Vasques.

O quê: Lançamento do livro “Teatrodentro – manifestos e críticas teatrais” e da terceira edição do jornal “Caixa de Pont[o]”
Quando: 18/5, 19h
Onde: Tralharia, rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis, tel. 48 30283787
Quanto: Gratuito

“Teatrodentro – manifestos e críticas teatrais”. De: Marco Vasques e Rubens da Cunha. Ed: FCC. 342 págs. R$ 30.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade