Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Livro em quadrinhos "Folheteen" narra as aventuras de uma heroína da vida real

Quadrinista José Aguiar lança hoje na Capital os livros “Folheteen - Direto ao Ponto” e “Reisetagebuch - Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha"

Carol Macário
Florianópolis
Divulgação / ND
Livro narra a vida de uma adolescente normal

 

Na produção contemporânea de quadrinhos brasileiros, às vezes faltam personagens da vida real. “A vida cotidiana faz falta, HQ não é só super herói.” Quem diz é o premiado quadrinista paranaense José Aguiar, 38, que brinca ser um “esquizofrênico” no assunto. Hoje ele lança em Florianópolis dois livros de sua autoria, pela editora independente Quadrinhofilia: “Folheteen - Direto ao Ponto”, sobre a vida de agruras e venturas de Malu, uma adolescente em busca de si mesma, e “Reisetagebuch - Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”, relato ilustrado das viagens do autor pela Alemanha.

Nas primeiras páginas de “Folhateen”, a adolescente Malu tem pernas gigantes. Ela e suas pernas perpassam os quadrinhos até chegar à loja em que trabalha, quando finalmente acorda. “A história começa dentro do sonho de Malu. As pernas grandes são uma metáfora de sermos maiores que nossa vida, que os nossos problemas”, diz José Aguiar. Ele enfatiza que se trata de uma menina normal, que tem um irmão chato, pais separados e que precisa trabalhar para ajudar em casa.

O livro foi lançado em Curitiba no mês passado, e foi bem recebido entre adultos e adolescentes. “A narrativa tem uma universalidade. Quando se é adolescente você ainda não está pronto, não tem vivência. Ao contrário, tem uma incapacidade de ir direto ao ponto”, comenta Aguiar. “Inclusive muitas pessoas chegam até a idade adulta e continuam com esses mesmos dilemas.”

A narrativa de “Folheteen” nasceu no teatro. O autor coordena um projeto em Curitiba chamado Cena HQ, em que uma vez por mês são feitas leituras dramáticas de quadrinhos. No ano passado, um grupo de teatro fez a leitura de “Folhateen” antes mesmo de a obra ficar pronta. “Fizemos um debate, conversamos sobre os diálogos e cenas que poderiam ser melhor desenvolvidos.” Tudo isso porque, para o autor, quadrinhos não são apenas um delírio estético e bonito. “Tem que ter uma boa história, tocar as pessoas.”

Relatos de viagem

O outro livro que José Aguiar lança em Florianópolis é fruto de sua vivência fora do Brasil. Em “Reisetagebuch - Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”, o autor exercitou livremente o desenho. “Muitas vezes não sobra tempo para fazer desenhos para mim”, diz. Em 2006, ele morou pela primeira vez na Alemanha, para acompanhar a mulher, e lá praticou a arte da contemplação. Em 2008 ele voltou para o país europeu, para mais um mês de estudos. “Os desenhos no livro falam da experiência de ser estrangeiro, ou melhor, um explorador moderno.”

Divulgação / ND
“Reisetagebuch" traz registros em desenho da Alemanha

Nesse sentido, ele conta que um dos primeiros impactos é a diferença física. “O cabelo, os tipos de corte, a estrutura óssea”, descreve. Toda essa diferença e diversidade foram registradas por ele em desenho. “Eu tinha tempo para observar e rascunhava as coisas que achava interessante.” Os desenhos renderam uma exposição, itinerante, e o livro que saiu do forno em abril deste ano. O título, Reisetagebuch” (pronuncia-se ráize-tague-burrr), significa caderno de viagem. “Não é um guia. São relatos de um viajante, incluindo as dificuldades.” O lançamento antecipa as atividades culturais referentes ao Ano da Alemanha no Brasil (2013/2014).

José Aguiar já publicou os livros em quadrinhos “Vigor Mortis Comics”, “Ato 5”, “Revolta de Canudos”, “Dom Casmurro em Quadrinhos”, “MSP50”, além de uma série na França, “Ernie Adams”. Atualmente publica as tiras “Folheteen” e “Nada Com Coisa Alguma” no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, onde também é colunista.

- Folheteen - Direto ao Ponto (2013). De: José Aguiar. Editora: Quadrinhofilia. 64 págs. R$ 40.

- Reisetagebuch - Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha(2013). De: José Aguiar.Editora:Quadrinhofilia. 160 págs. R$ 70

Serviço

O quê: Lançamento dos livros “Folheteen - Direto ao Ponto” e “Reisetagebuch - Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”, seguido de bate-papo e sessão de autógrafos com José Aguiar
Quando: Hoje, 19h30
Onde: Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, rua Bocaiúva, 2.468, piso Joaquina, Centro, Florianópolis, tel. 3271-6030
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade