Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Livro com 400 aquarelas de locais de Florianópolis é lançado nesta quinta-feira

A arquiteta e urbanista Gabriela Luft retrata praias, igrejas, monumentos, fortalezas e casarios

Redação
Florianópolis
24/04/2018 às 13H48

A arquiteta e urbanista Gabriela Luft lança nesta quinta-feira (26) um livro com 400 aquarelas que resgatam a história de Florianópolis. Intitulado “Floripa, sua Linda!” ele homenageia a cidade através da arte. Por meio das aquarelas, Gabriela retrata praias, igrejas, monumentos, fortalezas e casarios da Capital. O lançamento ocorre às 19h, na Casa José Boiteux, com também a exposição de parte da coleção de aquarelas.

Museu da Escola Catarinense, no Centro - Reprodução/Divulgação
Museu da Escola Catarinense, no Centro - Reprodução/Divulgação


A artista, que nasceu na Ilha, relata que o livro resgata vestígios históricos, culturais e naturais de Florianópolis, junto com mapas e referências históricas. A ideia é que o projeto eternize as belezas da cidade. Ela diz que somente quando começou a explorar e a pintar o casario do centro da cidade, é que me dei se deu conta da grande quantidade de casas de importância histórica que passam despercebidas na correria do dia-a-dia. Ela cita, por exemplo, casas na Rua João Pinto, na Rua Tiradentes e na Rua Conselheiro Mafra. 

As aquarelas foram organizadas em quatro capítulos, começando no capítulo 1 com os fortes e as fortalezas; as igrejas e capelas no capítulo 2; praias e belezas naturais no capítulo 3; e um olhar sob a arquitetura no capítulo 4.

A publicação do livro foi realizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Florianópolis, por isso, a distribuição dos exemplares do livro será gratuita. A obra possui acessibilidade para deficientes visuais, para isso, alguns exemplares do livro são acompanhados de uma versão em CD com o ‘livro acessível’, onde todo o livro poderá ser ouvido, inclusive com a descrição das imagens, através de um leitor de tela.

Gabriela se formou em Arquitetura e Urbanismo e, em seguida, especializou-se em Artes Visuais. Desde muito jovem, dedicou-se ao desenho e à pintura. Em 2014-2015, fez uma pós-graduação em Florença, na Itália, onde trabalhou até o ano passado.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade