Publicidade
Terça-Feira, 18 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Lenine e Mutantes são algumas das atrações convidadas e confirmadas para a Maratona Cultural 2012

O evento ocorre entre os dias 23 e 25 de março em Florianópolis. A segunda edição terá ainda mais atrações e mais locais de apresentações

Carol Macário
Florianópolis
Divulgação / ND
Os Mutantes, legendário grupo de rock brasileiro dos anos 60, retorna para show histórico

 

Falta exatamente um mês para a segunda e aguardada edição da Maratona Cultural de Florianópolis. Este ano o evento está ainda maior, com mais pontos de apresentações e em diferentes bairros da Capital, invadindo até mesmo a pista de skate da Trindade. O número de atrações e participantes também aumentou e os artistas convidados são de fazer sorrir de alegria os mais descrentes na agitação cultural da cidade. Lenine, Mutantes, Edgar Scandurra e Neguinho da Beija-Flor vêm aí, para shows memoráveis e de graça.

As atrações foram confirmadas ontem durante apresentação oficial do evento, realizada na Sol (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte). A Maratona Cultural ocorre entre os dias 23 e 25 de março, no final de semana em que se celebra o aniversário de 286 anos de Florianópolis. Para este ano foi formado um núcleo de curadores de diferentes campos analisaram, selecionaram e indicaram artistas de cada área. No campo da música, os jornalistas Ligia Gastaldi e Emerson Gasperim, no cinema o jornalista e produtor Guto Lima, a curadoria do teatro ficou com Marisa Naspolini e, da dança, com a pesquisadora e crítica Marta Cesar.

Além das 670 inscrições realizadas em novembro passado, outros 500 novos artistas se inscreveram, incluindo famosos como o músico João Bosco.

Uma das áreas artísticas cujas apresentações surpreenderam o público no ano passado foi a dança, e para esta edição a curadora Marta Cesar escolheu a dedo grupos locais com ampla variação de estilos, desde o contemporâneo até mais clássicos. “Em 2011 muitas pessoas iam ao teatro sem saber exatamente o que iriam assistir, muitas nunca tinham visto espetáculos de dança no palco”, afirma Marta. Na segunda edição, a crítica de dança vai seguir a linha da Maratona, de privilegiar a produção local e catarinense, além de traçar uma conexão com os estados do Sul. “Normalmente só temos acesso aos grupos do eixo Rio – São Paulo”, explica. Dentre as companhias estão o Ronda Grupo de Dança e Seidler Cia de Dança.

O cinema também vai se expandir. Serão mais sessões e mais locais de exibição que a edição passada. “São produções catarinenses e inéditas na Maratona”, afirma o produtor Guto Lima.

Convidados históricos

Confirmadas oficialmente esta semana, as atrações nacionais convidadas foram escolhidas a dedo para entrar em harmonia com o clima da Maratona Cultural. Lenine vai apresentar suas experimentações musicais e MPB contemporânea. Ressurgindo dos áureos tempos da psicodelia roqueira do Brasil, Os Mutantes, grupo revolucionário formado nos anos 60 por Arnaldo Batista, Rita Lee e Sérgio Dias, reaparece para um show de memórias e em nova formação. Desde 2007 a banda realiza shows de canções antigas e inéditas principalmente em turnês fora do Brasil.

Para completar o time, Neguinho da Beija-Flor, uma das lendas vivas do carnaval brasileiro e considerado um dos sambistas mais importantes do país, e o músico Edgar Scandurra, ex-integrande do grupo Ira! e atualmente envolvido com música eletrônica, também fazem shows na Capital.

Serviço

O quê: Maratona Cultural 2012
Quando: 23 a 25/3, horários diversos
Onde: Locais diversos
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade