Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

“Poemas Visuais”, da cia espanhola Jorgi Bertran, encerra o festival Fita Floripa 2012

Letras ganham vida num espetáculo de poéticas visuais

Carol Macário
Florianópolis

Divulgação  / ND
Letras feitas com espuma transformam-se em personagens animados, como bailarinas e acrobatas

Inspirado nos poemas visuais do dramaturgo e artista plástico catalão Joan Brossa (1919 – 1998), a aclamada Cia Jorgi Bertran, de Barcelona, encerra no sábado (30) o 6º Festival Internacional de Teatro de Animação, o Fita Floripa, com o espetáculo “Poemas Visuais”.

A montagem é resultado de anos de trabalho. Construídas com materiais simples, como espuma, letras ganham vida a partir da manipulação de atores e cada movimento se transforma em verso, e cada verso em emoção. Influenciado pela mágica dos poemas nada usuais de Brossa, o espetáculo toma emprestado o magnetismo do alfabeto criado pelo catalão para propor um jogo de letras em que o próprio poeta ilustra sua poética visual.

Manipuladas por bastões sobre uma mesa, as letras vão se transformando à medida que avança o espetáculo. A letra “E” se converte em um cachorro que joga com um menino, ou a letra “I”. Um “Y” e um “U” criam uma bailarina rítmica e um simples “T” pode ser um trapezista, por que não?

O jogo começa com um ator interpretando um poeta. Ele carrega consigo uma maleta cheia de letras e, uma vez no palco, brinca com sons e formas até descobrir que letras podem ser usadas para criar poesia sem necessariamente construir palavras.

Com o apoio de um violão e canções, o personagem estabelece uma relação terna com as letras, que agora ganham vida e criam um universo repleto de personagens, coreografias, humor e ações dramáticas. Com virtuosismo, o show mostra que letras não servem apenas para preencher papeis e computadores, mas podem também criar um mundo de sensibilidade, delicadeza e simplicidade.

Boi-de-Mamão e produções espanholas

Outras duas companhias espanholas complementam a programação dos dois últimos dias do Fita Floripa. Hoje e amanhã, o grupo Angeles de Trapo apresenta o espetáculo “Tres Historias Tres”. A obra é indicada para crianças e encenada com bonecos de luva. O show “Bag Lady”, da cia The Bag Lady Theater, será apresentado no teatro do Sesc Prainha no sábado.

A casa de repouso Irmão Joaquim também será hoje sede de um espetáculo, “O Misterioso Sumiço do Boi-de-Mamão”, da cia Articulação Cultural & Clã dos Nobres Arteiros, de Florianópolis.  “A Vida como ela é”, do grupo Teatro sim... Por que Não?!!!, da Capital,  e “Ivan Teterenovich e os Males do Tabaco”, da cia Cênica, de São José, completam a programação de sexta.

Programação

“A História do Maneco Caneco”
29/6, 14h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade, Florianópolis

“Espia Só!”
29/6, 18h, no Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade, Florianópolis

30/6, 18h, no Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade, Florianópolis

“A Vida como Ela É”
29/6, 20h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade, Florianópolis

“Ivan Teterenovich e os Males do Tabaco”
29/6, 20h, no Teatro da UFSC / Igreginha, Campus Trindade, Florianópolis

“Tres Historias Tres”
29/6,n 10h e 15h, no teatro do Sesc Prainha (trav. Syriaco Atherino, 100, Prainha, Centro)

30/6, 15h, no Teatro Álvaro de Carvalho, rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis

“O Misterioso Sumiço do Boi-de-Mamão”
29/6, 15h30, na casa de repouso Irmão Joaquim, av. Mauro Ramos, 153, Centro, Florianópolis

“Poemas Visuais”
30/6, 15h e 20h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Trindade, Florianópolis

“Bag Lady”
30/6, 15h e 18h, no teatro do Sesc Prainha (trav. Syriaco Atherino, 100, Prainha, Centro)

Serviço

O quê: 6º Fita Floripa
Quando: até 30/6
Onde: Diversos locais
Quanto: Gratuito na Concha Acústica, Museu Cruz e Souza, Largo da Alfândega / Catedral, Teatro SESC Prainha, instituições e turmas de escolas públicas em qualquer espaço de apresentação; ou R$ 10 (R$ 5 meia) no Centro de Cultura e Eventos, Igrejinha/Teatro da UFSC, TAC e Teatro da UBRO

Programação: www.fitafloripa.com.br

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade