Publicidade
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

“A Luz do Tom”, novo filme de Nelson Pereira dos Santos sobre Tom Jobim, abre o FAM 2012

Documentário conta vida do maestro a partir de depoimentos de três mulheres. A estreia será sexta (15), em Florianópolis

Carol Macário
Florianópolis

Manchete / Arquivo / Divulgação /ND
Memórias de Tom Jobim - Na foto, o maestro ao lado de Frank Sinatra

Um dos principais nomes do Cinema Novo, o cineasta Nelson Pereira dos Santos aos 83 anos não para de inovar. Ele abre sexta (15) a 16º edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul com a estreia de seu novo filme, “A Luz do Tom”, documentário codirigido por Marco Altberg que retrata histórias de Tom Jobim (1927 – 1994) pelo olhar de mulheres importantes em sua vida. Nelson chegou quinta (14) a Florianópolis para o lançamento do filme, e participa de uma conversa com o público no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

“A Luz do Tom” é o segundo documentário de Nelson sobre Tom. O primeiro, “A música segundo Tom Jobim”, cuja direção ele assina junto com Dora Jobim, neta do músico, foi lançado em janeiro deste ano. Transgride a forma habitual dos documentários, geralmente entremeados por entrevistas tradicionais, e mostra em uma hora e meia apenas as apresentações musicais de Tom Jobim.

Neste segundo doc, a inspiração veio do livro “Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado”, escrito por Helena Jobim, irmã do maestro. O filme conta com depoimentos de três mulheres fundamentais na vida de Tom Jobim: a irmã Helena, a primeira mulher, Thereza Hermanny, e a última esposa do maestro, Ana Lontra Jobim. A partir do olhar feminino, o filme foca na criação musical do maestro. Parte de “A luz do Tom” foi gravado nas praias do Leste de Florianópolis, em 2008, onde, segundo o diretor, lembra o Rio dos anos 1960.

Serviço

O quê: Abertura do FAM 2012 com estreia do filme “A Luz do Tom”, de Nelson Pereira dos Santos. Conversa com o cineasta após a exibição
Quando: 15/6, 19h
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis
Quanto: Gratuito

Saiba mais: http://www.audiovisualmercosul.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade