Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Lançamento de filme-concerto ocorre nesta terça-feira, no CIC, em Florianópolis

“Retrato Selvagem” une música eletroacústica mista e cinema em sessão gratuita

Redação
Florianópolis
06/09/2016 às 10H40

O cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis, recebe nesta terça-feira, às 20h, o lançamento do filme-concerto “Retrato Selvagem” com entrada gratuita. O projeto é do músico Fliblio Ferreira e do diretor Beto Carminatti, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). 

Retrato selvagaem - Divulgação
Situação dos índios Guaranis é tratada no enredo - Divulgação



O filme-concerto une música e cinema para uma experiência da escuta musical através do uso de imagens. O projeto também é arte engajada e busca a sensibilização do espectador/ouvinte para a delicada situação dos índios de Santa Catarina. O trabalho, entre música eletroacústica mista e cinema, foi contemplado pelo Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura - edição 2014/2015.  

Por meio da narrativa de histórias cruzadas, guaranis, xoklengs e caingangues, os três grandes grupos indígenas pertencentes ao Estado, contam um pouco de suas histórias. A música incidental apresenta-se em variadas formas o audiovisual. Há a presença da música diegéstica (que está presente na gravação da própria cena), da música acusmática (feita inteiramente por computador), da música acústica e da música eletroacústica mista (em que músicos tocam em tempo real a trilha sonora, enquanto o som é captado por microfones, processado e distribuído para o sistema de som no cinema). A performance musical está a cargo do Ensemble Móbile, grupo especializado na chamada música nova e constituído de flauta, violão, piano digital, percussão e difusor sonoro. 

O compositor Fliblio é vencedor de alguns dos principais prêmios de composição erudita do país, entre eles o Prêmio Funarte de Composição Clássica e o Prêmio Nacional de Composição Música Hoje. Formado no curso superior de Composição, Regência e em Licenciatura em Música e Bacharelado e a Licenciatura em Letras. O músico também é especialista em Análise Musical, e, atualmente, é mestrando em música eletroacústica.  O diretor do filme-concerto, Beto também é vencedor de alguns dos principais prêmios de cinema do Brasil, como o Kikito de Melhor Documentário do Festival de Gramado (1986) e o Prêmio de Melhor Direção no Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo (2008).

Serviço:

O quê: filme-concerto “Retrato-Selvagem”
Quando: 6/9, 20h
Onde: Cinema do CIC, avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: gratuito 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade