Publicidade
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Lages sedia 1º Salão do Livro da Serra Catarinense

Evento terá espaço para lançamento de livros e conversações com autores, como Cristóvão Tezza e Humberto Gessinger

Edinara Kley
Florianópolis

A leitura está em evidência em Lages. Durante uma semana, autores e leitores poderão interagir, discutir e conhecer novos nomes e títulos no Salão do Livro da Serra Catarinense. O evento acontece de 24 a 30 de março com o tema “Livro, leitura e cidade”. A primeira edição fará uma homenagem ao escritor lageano Cristóvão Tezza. Além dele, nomes como Carol Bensimon, Ricardo Corona, José Geraldo Couto e Humberto Gessinger estão confirmados.

 

Divulgação/ND
Lageano Cristovão Tezza será homenageado

 

Entre os catarinenses, constam Fábio Bruggemann, Patricia Galelli, Regina Carvalho, Dennis Radünz, Cristiano Moreira, João Chiodini e Demétrio Panarotto, além dos lageanos Raul Arruda Filho, Maria Waltair Carvalho, Armin Daniel Reichert, Névio Fernandes e Bruno Fortkamp.

A programação é gratuita e conta com apresentação teatral, contação de histórias e musicais. Na praça Joca Neves, haverá 13 estandes de livreiros, um salão de literatura infantil e um auditório para cerca de 250 pessoas, onde o público pode acompanhar as mesas literárias com participação e mediação dos autores.

Logo após a abertura oficial do evento, às 19 horas do dia 25, uma conversa com o cantor, compositor e escritor Humberto Gessinger será aberta ao público. A temática do debate será “Música e literatura: mapas do acaso”, com mediação de Demétrio Panarotto, cineasta, doutor em literatura pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Fundador da banda Engenheiros do Hawaii e do projeto Pouca Vogal, em parceria com Duca Leindecker, Gessinger tem 20 discos e seis DVDs. Estreou na literatura em 2008 com o infanto-juvenil “Meu pequeno gremista”. Publicou “Pra ser sincero – 123 Variações Sobre Um Mesmo Tema” (2009), “Mapas do acaso – 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema”(2011) e “Nas entrelinhas do horizonte” (2012). “Seis segundos de atenção” (2013) é seu mais recente trabalho.

 

Produção Catarinense

O grande homenageado do evento, Cristovão Tezza, nasceu em Lages e é considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea. É autor de  “Trapo”, “O fantasma da infância”, “ Aventuras provisórias”, “Breve espaço entre cor e sombra” (Prêmio Machado de Assis/Biblioteca Nacional de melhor romance de 1998) e  “O fotógrafo” (prêmio da Academia Brasileira de Letras e Bravo! de melhor romance do ano).

“O filho eterno”, seu livro mais conhecido, foi vencedor dos mais importantes prêmios literários do país: primeiro lugar no Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, como melhor livro do ano, Prêmio Bravo! Prime de Cultura, na mesma categoria, melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca), Jabuti de melhor romance e Prêmio São Paulo de Literatura.

Serviço

O quê: 1º Salão do Livro da Serra Catarinense
Quando: De 24 a 30/3, das 9h às 21h
Onde: Praça Joca Neves, Centro, Lages
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade