Publicidade
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Jurerê Jazz começa nesta quinta-feira com Buena Vista Social Club na programação

Em entrevista, cantora Omara Portuondo confirma que apesar do grupo acabar ela continua em projeto solo

Karin Barros
Florianópolis
25/04/2018 às 11H11

Pela terceira vez, o Buena Vista Social Club, uma das maiores bandas representantes da música cubana, se apresenta em Florianópolis. O show vai fazer parte da festa de encerramento do Jurerê Jazz Festival, no dia 13 de maio. Em entrevista, a cantora Omara Portuondo, 87, diz que apesar de apresentarem mais uma vez a turnê de adeus aos palcos na Capital, eles de fato vão parar como grupo, porém, a maioria dos integrantes seguirá em carreira solo. 

Omara, ao centro, e a banda cubana que faz história e promete desta vez se despedir dos palcos - Divulgação/ND
Omara, ao centro, e a banda cubana que faz história e promete desta vez se despedir dos palcos - Divulgação/ND


O retorno, segundo Omara, é por causa dos pedidos do público. Não é falta de modéstia dela, realmente os últimos shows dos cubanos em Florianópolis em maio e dezembro de 2015 foram de casas lotadas, e muitas pessoas ficaram com gostinho de quero mais.

A “Adiós tour” deve trazer o mesmo repertório e toda a emoção de um show de despedida. A diferença dessa vez são as imagens exibidas do filme-documentário sequência dirigido pela americana Lucy Walker e lançado no ano passado. Ele mostra, além da trajetória do grupo, cenas de diversos shows ao redor do mundo pela última turnê. 

O show integra a 8ª edição do Jurerê Jazz Festival, que começa nesta quinta-feira (26), em três pontos de Jurerê Internacional. Com uma programação 90% gratuita, o evento levará shows, jam sessions e uma série de outras atividades para o local. Para este ano, serão 12 dias tendo o jazz e suas várias vertentes como protagonista, reunindo artistas renomados e novos talentos. 

O palco principal do Jurerê Jazz Festival será no Jurerê Open Shopping, onde ocorrem os shows gratuitos a partir deste sábado, como, por exemplo, Jorginho do Trompete e a banda catarinense Skrotes recebendo o instrumentista paulista Guizado na noite de abertura do palco, a partir das 18h30. 

Já no Il Campanário Villaggio Resort serão realizadas as jam sessions, nas quais os músicos Cássio Moura e Cristiano Ferreira recebem convidados em três apresentações especiais. No dia 4 de maio o destaque é o pianista Daniel Jobim, que vai apresentar um show em homenagem ao avó, Tom Jobim, exatamente no ano em que a Bossa Nova completa 60 anos. 

Confira a entrevista feita por e-mail com Omara Portuondo:

ND - A última apresentação de vocês em Florianópolis traziam a "Adios Tour", uma despedida dos palcos. Resolveram ampliar a turnê? 

Omara - Na verdade, é uma pequena extensão da turnê, já que algumas cidades ficamos sem visitar, e outras estamos voltando por solicitação popular. Muitas pessoas ficaram sem ver a “Adios tour”, e nós não queremos que ninguém a perca. Para nós é muito importante e queremos que todos desfrutem do nosso adeus. 

ND - O que trazem de novidade em relação a última apresentação? 

Omara - Bem, trazemos muito carinho, ritmo e emoção. Também na turnê anterior estávamos gravando imagens do documentário que será apresentado desta vez em nosso show. Com imagens inéditas de todos os membros da Buena Vista e de toda a nossa história.. 

ND - Como tem sido a recepção do público com a turnê de partida? 

Omara - Muito emotiva e cheia de sorrisos. Nós tivemos quase todos os shows com ingressos esgotados, e isso nos enche de orgulho. Acho difícil encontrar palavras para agradecer tanto. 

ND - Existe uma possibilidade de continuarem por mais algum tempo?

Omara - Como grupo, acho que chegou a hora de dizer adeus. Embora nós, como artistas solo, pensemos em continuar, pelo menos eu continuo. Eu tenho vários projetos em mãos e quero continuar cantando por muitos anos. 

ND - Como se sentiram tendo a história da banda em mais um documentário no cinema?

Omara - Foi muito emocionante ver o filme. Ele conta coisas muito pessoais sobre nós e estamos muito felizes em compartilhar com todos. 

Serviço 

O quê: Jurerê Jazz 2018
Quando: de 26/4 a 13/5
Onde: Open Shopping, P12 e Il Campanário
Quanto: vários valores 

O quê: Buena Vista Social Club
Quando: 13/05, das 14h às 22h
Onde: P12, serv. José Cardoso Oliveira, Jurerê Internacional, Fpolis
Quanto: a partir de R$ 120 (pista)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade