Publicidade
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 22º C

Inspirado na série Friends, café em Floripa tem réplica do famoso sofá

Inaugurada em setembro, cafeteria da Trindade foi criada por estudante apaixonada pelo seriado americano

Gustavo Bruning
Florianópolis
04/10/2016 às 10H36

A estudante de design gráfico Ana Paula Tinti Costa havia recém completado um ano de idade quando o primeiro episódio da série de comédia norte-americana “Friends” foi ao ar pelo canal NBC. Assim como tantos outros fãs do programa nascidos no começo da década de 1990, a garota se familiarizou com os amigos Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey ao longo dos anos.

Ana Paula Tinti criou um café inspirado na sua série favorita  - Daniel Queiroz/ND
Ana Paula Tinti criou um café inspirado na sua série favorita - Daniel Queiroz/ND


O seriado durou uma década, período que foi crucial para o surgimento de uma paixão em Ana Paula, ainda criança. Ao lado do irmão mais velho, assistiu a reprises de “Friends” com frequência e, aos 17 anos, decidiu ver todos os 236 em ordem cronológica pela primeira vez. Este ano, o carinho pela série atingiu uma nova proporção: a jovem decidiu abrir uma cafeteria inspirada no seriado, com mobília e decoração à la Central Perk, o café frequentado pelo grupo de amigos na série.

Inaugurado em setembro, na Trindade, o Friends’ Coffee segue a mesma linha do café fictício no qual foi baseado: possui atendimento informal, paredes que simulam tijolos e um icônico e disputado sofá laranja, posicionado diante de uma mesa retangular. Para deixar a mobília o mais fiel possível à original, Ana Paula recorreu ao pai, que tem como hobby construir coisas. Além dele, sua mãe e o irmão também contribuíram com o projeto.

Tudo começou com o constante desejo de Ana Paula e seus amigos de frequentar um café descontraído, que transmitisse o mesmo conceito e apresentasse a atmosfera do Central Perk. Aficionada por seriados, ela foi incentivada por dois professores e, desde março, vem se dedicando a aperfeiçoar o local. “A parte mais legal foi a busca por coisas parecidas”, conta. Apesar de já estar funcionando normalmente, a cafeteria ainda passará por transformações. “A gente ainda quer colocar muitas outras coisas, mas vamos acrescentar os detalhes de acordo com o dinheiro que for entrando”, diz ela.

O cardápio preza por comidas americanizadas e variações curiosas, como cafés com Nutella, Ferrero Rocher e Raffaello – sem contar os clássicos cappuccino, expresso e passado. Para os amantes de bebida gelada, há diversas opções de frozen yogurt e soda italiana. Além dos salgados, são oferecidos doces como cheesecakes, muffins e donuts, assim como tortas holandesas, de limão e maçã. Com foco em pessoas que trabalham e estudam na região, próxima à Universidade Federal, o café funcionará em breve como local de happy hours – já possui, inclusive, iluminação propícia para tal.

Em junho, Ana Paula divulgou o café nas redes sociais pela primeira vez e se surpreendeu com a repercussão. “Foram mais de duas mil curtidas [na página do Facebook] na primeira semana. Eu não imaginava que tanta gente ia gostar dessa ideia”, revela. Com mais de cinco mil curtidas, a página ajudou a proprietária a ter uma noção de algo que seria essencial para conquistar os fãs da série: um palquinho com espaço para que alguém tocasse violão – e, quem sabe, a glorificada canção “Smelly Cat”. “A empolgação dos fãs é que me empolga. É 50% empolgação deles e 50% minha”, afirma.

Uma ideia inspiradora

A evolução dos seis protagonistas ao longo das dez temporadas não se trata apenas da mudança em seus cortes e estilos de cabelo – o que realça a passagem de tempo. “A série é realista e divertida, tem lições de vida e mostra que o importante são os relacionamentos com as pessoas”, destaca Ana Paula. A química entre o elenco, claramente transposta para as telas, resulta em uma dinâmica inspiradora. “Eles mostram que a vida comum e a rotina podem ser legais”, completa.

Sempre cercada por seus amigos próximos, a criadora do Friends’ Coffee encontra em “Friends” um paralelo com a própria vida. Apesar de sua favorita ser a excêntrica Phoebe (Lisa Kudrow) – nome que emprestou para a sua cachorra –, é com na personagem de Jennifer Aniston que Ana Paula se vê. “Eu me identifico muito com a Rachel, por conta de ela ter sido sempre cuidada e mimada pelos pais e de repente decidir ir atrás da independência”, explica.

Serviço

O quê: Friends's Coffee

Onde: rua Lauro Linhares, 1015, Trindade, Florianópolis

Quando: de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade