Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Inspira: contato com a natureza permite que a criatividade da criança seja potencializada

Quando a criança cresce ao ar livre a sua percepção de mundo é ampliada em três aspectos: espacial, sensorial e físico

Por Angela Diener, psicopedagoga
Florianópolis
03/05/2018 às 20H38

Aprender em contato com a natureza é um aprender amplo, que fornece experiências diversas, que ensina a desenvolver relações de afeto e significações, aberto a novas sensações e percepções, a descobertas sobre o outro e sobre si próprio.

Quando a criança entra em contato com a natureza, a sua percepção de mundo é ampliada em três aspectos: espacial, pois o universo da natureza é bem maior do que a casa, o apartamento, a sala de aula; o sensorial, porque há diversidade de ruídos, olfatos, texturas, cores e formatos; e o físico, já que aumenta a gama de movimentos importantes para o desenvolvimento e o crescimento delas.

Brincar com materiais encontrados na natureza abre espaço para que a criança seja mais criativa - Divulgação/ND
Brincar com materiais encontrados na natureza abre espaço para que a criança seja mais criativa - Divulgação/ND



Mas não é só! O contato com a natureza permite que a criatividade da criança seja potencializada. É que num espaço ao ar livre, simples materiais podem se transformar em qualquer coisa. Galhos de árvores, folhas, pedras e sementes, têm alto poder de transformação pela imaginação numa brincadeira.

E brincar com esses materiais abre espaço para que a criança seja mais criativa, desenvolva sua imaginação, faça comparações, represente a vida como ela é, crie metáforas e poesias. São os chamados materiais não estruturados, que permitem que a criança atribua-lhes novas funções e significados, e desenvolva sua criatividade, com espontaneidade.

 Diferentes de um brinquedo industrializado que te diz o que fazer, que é estruturado, este tipo de material permite ser o que a criança quiser que ele seja. Permite que ela transforme o mundo à sua volta e crie novos mundos. Nesse sentido, a experiência do contato direto, sensível e livre da criança com a natureza é indispensável para o seu desenvolvimento integral.

Brincadeiras divertem e estimulam a imaginação - Divulgação/ND
Brincadeiras divertem e estimulam a imaginação dos pequenos - Divulgação/ND

Nos dias atuais, a influência do consumismo cria necessidades que muitas vezes desconfiguram o que é realmente importante numa brincadeira. O convite é para que, nós adultos, possamos observar as crianças brincando e oferecer-lhes novos elementos para novas formas brincar, com simplicidade, imaginação e criatividade.

Seja em espaços públicos ou dentro de casa, fazemos aqui um convite: vamos olhar ao redor, em volta de nossas crianças e perceber que materiais podem ocupar espaço em suas brincadeiras e trazer novas possibilidades de criação e invenção?

Na Escola Dinâmica o ideal que permeia esse olhar com foco na natureza como terceiro educador é a máxima de “devolver à infância o que lhe é de direito”! Deixamos nossas crianças e jovens próximos do mundo natural através de atividades vivenciais num amplo repertório de projetos pedagógicos que acontecem, semanalmente, no Núcleo Ambiental de uma das Unidades.

Nele é possível ampliar o processo de aprender trazendo para a vida acadêmica escolar múltiplas possibilidades para a expansão do conhecimento, para o olhar para si próprio, para o outro e tornando nossos alunos  abertos a novas percepções e novos olhares para o mundo e para a vida!

 

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade