Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Grife inova na peça mais básica do guarda-roupa: camiseta

Aesthetic Artistic Productions estampa desenhos e obras de artistas de Florianóplis em camisetas moderninhas

Carol Macário
Florianópolis

Rosane Lima / ND
Eduardo Cintra, Victor Moraes e Arthur Ferreira: jovens empreendedores e de olho da arte contemporânea

A etimologia da palavra inglesa Aesthetic remete à Grécia Antiga. Quer dizer estética, sensibilidade, percepção. O termo atualmente carrega múltiplos conceitos, que vão desde arte, criação até apreciação da beleza – uma filosofia absorvida por um grupo de jovens de Florianópolis para criar a Aesthetic Artistic Protuctions, uma grife de camisetas estampadas com as criações de artistas da cidade.

Tudo começou nos tempos de colégio, em 2006, quando 20 amigos criaram camisetas com a mesma estampa e causaram alvoroço na aula por causa da novidade. “Os colegas começaram a pedir”, lembra Victor Moraes, 23. Hoje ele é sócio da marca junto com Eduardo Cintra, 23. Ele conta que no começo era apenas uma brincadeira.

Mas a brincadeira virou negócio, e os desenhos criativos passaram a ser objeto de desejo entre os amigos. “Foi quando começamos a vender”, diz Moraes. O primeiro passo para formalizar a marca foi então dar um nome: Chapter era a primeira opção. Em seguida veio Aesthetic.  “Escolhemos pelo sentido da palavra, e a partir do nome veio também o conceito da marca”, diz Cintra. “Tem a ver com tornar a arte funcional”, complementa o sócio.

O segundo passo foi levar algumas peças para serem vendidas numa loja de shopping, e o sucesso não deixou dúvidas. Hoje a Aesthetic Artistic Productions tem loja própria, inaugurada em fevereiro passado na rua Alves de Brito, localizada numa das regiões mais caras da Capital. O espaço segue o mesmo conceito da grife, com design interno em harmonia com o universo da arte urbana e contemporânea. A loja é também uma extensão do escritório, onde clientes têm a oportunidade de acompanhar a criação das camisetas e das estampas.

A marca é vendida em mais 13 pontos distribuídos em todo o Estado, além de uma loja em Curitiba. São Paulo terá em breve um ponto de venda.

Arte da cidade em estampas

A ideia de estampar arte em camisetas foi se moldando com o tempo até se tornar a marca registrada da Aesthetic.  “Quando começamos, grifes de camiseta não faziam estampas grandes. Isso porque para fazer grande tem que ser bonito. Então trabalhamos no conceito de arte”, afirma Eduardo Cintra.

A Aesthetic procura trabalhar com artistas que desenvolvem seus trabalhos em Florianópolis. Entre eles figuram nomes conhecidos, como Paulo Govêa, Driin, Daniel Barcelos, Nahiel, entre outros. A marca também trabalha com bandas, como os Skrotes. “A ideia é abarcar todas as manifestações de arte. E todos os artistas são remunerados”, salienta Victor Moraes. Podem ser criações exclusivas ou obras consagradas de cada artista.

A maioria das estampas é feita em serigrafia. A malha vem de diferentes fornecedores. “É o algodão mais caro, a melhor qualidade”, assegura um dos sócios. A modelagem é original, e praticamente todo o processo de confecção passa pelas mãos dos jovens (além de Eduardo e Victor, os outros 18 amigos dos tempos de colégio são colaboradores no negócio).

Coleções ao longo do ano

A grife lança duas coleções por ano, de inverno e verão, além de várias minicoleções. “Estamos agora ampliando a linha de produtos. O forte são as camisetas, mas temos também camisas xadrez, acessórios”, comenta Eduardo Cintra. “Estamos também buscando cortes e tecidos diferentes, sem estampa.” A marca, que no começo tinha apenas camisetas masculinas, agora tem opções para mulheres, com cortes e estampas diferentes. A loja também firmou parceria com duas grifes de ex-alunas do curso de moda da Udesc: Terezza e Projeto Grüm.

No mês que vem, a Aesthetic vai lançar uma coleção de séries colaborativas. Dez artistas, entre eles dois de Barcelona, na Espanha, desenvolveram de uma a três estampas para a marca. As camisetas estarão num catálogo virtual e impresso. 

Camisetas masculinas custam a partir de R$ 65. Femininas, a partir de R$ 59.

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade