Publicidade
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Gravado em Florianópolis, curta lançado nesta quarta aborda discussão de gênero

"Apenas o que você precisa saber sobre mim" é a estreia de Maria Augusta V. Nunes, da Novelo Filmes, na direção

Karin Barros
Florianópolis
29/01/2018 às 18H00

Maria Augusta V. Nunes, da Novelo Filmes, estreia nesta quarta-feira o primeiro curta-metragem sob sua direção. "Apenas o que você precisa saber sobre mim" terá pré-lançamento no Cinema do CIC, em Florianópolis, com os também estreantes Alice Doro, que interpreta a Laura, e, Aleff Menna Resler, que vive o personagem Fábio. O evento terá sessão acessível contendo libras, legendas descritivas e áudio descrição.

No curta, dirigido por Maria Augusta V. Nunes, a amizade dos adolescentes Fábio e Laura se transforma em algo além - Novelo Filmes/Divulgação/ND
No curta, dirigido por Maria Augusta V. Nunes, a amizade dos adolescentes Fábio e Laura se transforma em algo além - Novelo Filmes/Divulgação/ND


O roteiro existe desde 2007, porém, foi após serem contemplados pelo Prêmio Catarinense de Cinema, que ele saiu do papel. A narrativa condensa os universos da adolescência, do skate e da transexualidade ao abordar temas como relacionamento, amadurecimento, paixão, discussão de gênero e empoderamento. “Quando retomei o assunto, pensei que esse tema era bem relevante nos dias de hoje, sobre tudo no momento que estamos vivendo, pensando nessa questão que no Brasil a questão sobre a violência contra o trans é super problemática. Somos o país que mais mata trans no mundo”, colocou a roteirista e diretora do curta. 

Para selecionar o elenco, a produtora soltou uma chamada nas redes sociais. O objetivo era encontrar uma menina trans adolescente e um menino que andasse de skate. “Tivemos um pouco de dificuldade. Fazíamos questão de trabalhar com uma pessoa trans. Queria colocar esse assunto na roda, porque acho importante dar visibilidade para esse tema, para a representatividade”, diz Maria Augusta. Após diversos nomes, surgiram Alice e Aleff. 

Os dois se encaixaram perfeitamente no que a produtora precisava. Ela não sabia andar de skate, mas uma maratona de ensaios durante um mês foram feitas no local da locação do curta, nas pistas da Costeira do Pirajubaé e Trindade. “Isso acabou sendo muito importante parar criar uma sintonia entre os dois para a gravação”, diz a diretora.

Na história, os dois jovens se esbarram em uma pista de skate e começam a andar juntos. Porém, Laura não conta para Fábio que é trans. Uma amizade bonita começa a nascer, e dela também um sentimento especial. Quando Laura percebe que a relação pode se aprofundar, ela some. “O roteiro mudou muitas vezes, porque é bem delicado falar de um algo que é uma vivência do outro. A presença da Alice na história ajudou na construção do personagem. Tínhamos um final triste previsto, e depois o transformamos em empoderamento”, finaliza Maria Augusta.

Serviço

O quê: pré-estreia do curta "Apenas o que você precisa saber sobre mim"
Quando: 31/1, 20h (versão acessível) / 20h30 (versão tradicional)
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade