Publicidade
Terça-Feira, 22 de Maio de 2018
Descrição do tempo
  • 22º C
  • 12º C

Fundação Hassis recebe cineclube quinzenal a partir desta quinta (18)

Projeto da O Mago Realizações, o Cine Esfera pretende levar o cinema alternativo para o Continente

Carolina Moura
Florianópolis
Divulgação
"Fahrenheit 451", de François Truffaut, será o filme exibido na estreia do cineclube

 

Ao constatar que os cineclubes de Florianópolis estão todos concentrados na Ilha, a produtora O Mago Realizações decidiu levar uma nova iniciativa para a área continental. Assim surgiu o Cine Esfera, projeto em parceria com a Fundação Hassis e patrocínio do Funcine (Fundo Municipal de Cinema). O cineclube tem seu primeiro encontro nesta quinta-feira (18), com a exibição de “Fahrenheit 451”, de 1966, na sede da fundação, em Itaguaçu.

A O Mago teve um cineclube há dois anos, o Cine Célula, na Célula Cultural. Depois que o espaço foi reformado e aumentou sua abrangência, o projeto parou. O novo projeto é uma retomada dessa atividade. “Fomos apresentar para a Fundação Hassis e eles adoraram a proposta, entraram junto”, conta Yannet Briggiler, da O Mago.

O cineclube terá encontros quinzenais que serão divididos em ciclos temáticos, encerrados com uma palestra para discutir questões cinematográficas dos filmes apresentados. O primeiro ciclo abordará Estados totalitários, como no caso da sociedade mostrada em “Fahrenheit 451”, do cineasta François Truffaut, na qual “bombeiros” queimam qualquer material impresso sob a justificativa de que a literatura traz infelicidade. Os próximos filmes serão “Brazil” (1985), de Terry Gilliam, e “THX 1138” (1971), de George Lucas. Para fechar o ciclo, o cineasta Chico Caprario será o palestrante convidado.

Pela seleção de filmes, é possível ver uma tendência para produções de ficção científica. Outro mote do cineclube é valorizar a animação, com a exibição de um curta-metragem surpresa antes de cada longa, mantendo a temática do ciclo. “Se possível queremos tornar o cineclube semanal, alternando sessões de longas e de curtas de animação”, explica Yannet.

 Serviço

O quê: Estreia do Cine Esfera, com exibição de Fahrenheit 451

Quando: 18/4, 19h

Onde: Fundação Hassis, rua Luiz da Costa Freysleben, 88, Itaguaçu, Florianópolis, tel.: 3348-7370

Quanto: Gratuito

Programação

Hoje: “Fahrenheit 451”, 1966. Direção: François Truffaut. Produção: França, Reino Unido.

2/5: “Brazil”, 1985. Direção: Terry Gilliam. Produção: Reino Unido, 1985.

16/5: “THX 1138”, 1971. Direção: George Lucas. Produção: Estados Unido

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade