Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Fotógrafo Bruno Ropelato abre a exposição "#PorAí" no MIS/SC

Mostra traz série de fotos compartilhadas no Instagram, que mostra recordes, detalhes de fachadas, texturas e fragmentos da cidade

Ian Sell
Florianópolis
19/12/2016 às 11H16

Formado em artes visuais pela Udesc (Universidade do estado de Santa Catarina), Bruno Ropelato, de 26 anos, leva no currículo premiações nacionais e internacionais em fotografia e artes plásticas. Natural de Rio do Sul, mora em Florianópolis há 11 anos, quando veio fazer a graduação. Na sexta-feira (16) abriu a exposição fotográfica “#PorAí”, no MIS/SC (Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina), que surgiu de dois anos de “andanças” pela Grande Florianópolis e reúne mais de 500 imagens em tamanho 10x10, mostrando recortes, fachadas, texturas e fragmentos da cidade.

A mostra tem acessibilidade para pessoas com deficiência visual. São mais de 40 fotografias táteis, que poderão ser tocadas, com legendas em braille. O projeto começou por acaso, quando Ropelato passou a postar fotos no aplicativo Instagram com a hashtag #PorAí.

O título do projeto é inspirado em uma música homônima do amigo Jean Mafra. A mostra atrai o olhar das pessoas para coisas do cotidiano às quais normalmente não se dá a atenção e procura explorar as texturas pouco percebidas. “As fotos apresentam outro ângulo da cidade que permitem novas descobertas e uma identificação com o urbanismo”, explica o autor.

Ropelato procura fotografar cenas do cotidiano em que pouco se dá atenção - Divulgação/ND
Ropelato procura fotografar detalhes que estão à vista de todos, mas são pouco percebidos no dia a dia - Divulgação/ND

Vencedor do prêmio Marcantônio Vilaça de Artes Plásticas, da Funarte, Ropelato trabalhava como editor de imagens e vídeos. Começou a se interessar por equipamentos antigos, comprou uma câmera fotográfica e acabou gostando do resultado. Então, decidiu seguir a carreira de fotógrafo, quando recebeu dois prêmios de fotografia, um no Festival internacional de Fotografia em Atibaia (SP).

Com a premiação, renovou o equipamento. “Foi um divisor de águas na minha carreira, com os prêmios pude me estruturar muito antes,” afirma o fotógrafo. Ropelato também é diretor de fotografia e cena em produções audiovisuais. A abertura contará com o pocket show de Jean Mafra, Canela e Damaria..

SERVIÇO:

O quê: Exposição fotográfica “#PorAí” - Instalação Fotográfica Inclusiva, de Bruno Ropelato

Quando: 16/12/2016 a 5/3/2017, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Onde: MIS/SC (Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina) – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis/SC

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade