Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Fotografias de Alessandro Gruetzmacher mostram um litoral para ser contemplado com calma

Imagens em preto e branco, captadas em dias nublados e com longa exposição, trazem atmosfera intimista para exposição "Litorâneas”

Carolina Moura
Florianópolis
Alessandro Gruetzmacher/Divulgação
Praia do Saquinho fica cobertas de brumas, efeito da longa exposição

 

As paisagens do litoral de Santa Catarina já foram fotografadas à exaustão. Mas não da forma como Alessandro Gruetzmacher as retratou nas obras da exposição “Litorâneas”, que abre nesta quinta-feira (13), às 19h, na Fundação Cultural Badesc. Feitas com o tempo nublado e em preto e branco, as fotografias criam uma atmosfera mais intimista e reflexiva, encoberta por névoas criadas pelo efeito de longa exposição.

“O litoral já foi fotografado de varias formas. Geralmente em dias de sol, mostrando as belas praias. Eu busquei usar uma linguagem diferente para fazer uma releitura do nosso litoral”, explica Alessandro. Mesmo sendo do interior, de Pomerode, a proximidade com o tema vem de sua infância, quando costumava ir à praia com o pai para pescar.

Assim como a pesca requer paciência, suas imagens foram pensadas para contemplar com calma. As escolhas estéticas feitas por Alessandro refletem esse objetivo e criam a identidade da exposição. Elas também são responsáveis por resultados que de outra forma só seriam alcançados com a manipulação posterior da imagem.

O exemplo disso é a fotografia “Stairway to Heaven”, que inclusive foi selecionada para a 9ª Bienal Internacional de Arte de Roma em 2012. A estrutura que aparece na fotografia fica no bairro de Coqueiros, onde ficava o Clube 12, de onde é possível ver o Sul da Ilha e Palhoça. Uma tempestade que se aproximava, porém, encobriu a vista e formou um fundo branco que contrasta com o escuro do mar.

Ao todo são 20 imagens, todas captadas no litoral catarinense — entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Algumas delas foram exibidas na última edição do Festival Floripa na Foto e no final de 2012 o projeto foi contemplado na categoria Projeto de documentação fotográfica do Brasil no Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte. Para daqui a um ano ou dois, ele pensa em montar um livro de todo litoral do Estado.

 

Alessandro Gruetzmacher/Divulgação
"Stairway to heaven" foi tirada logo antes de uma tempestade

 

Serviço

O quê: Exposição “Litorâneas”, de Alessandro Gruetzmacher

Quando: Abertura 13/6, 19h. Visitação até 12/7, de segunda a sexta, das 12h às 19h

Onde: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel.:3224-8846

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade