Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Fotógrafa Luciana Petrelli abre exposição "Em fluxo", em Florianópolis

Com curadoria de Lucila Horn, o trabalho é uma síntese da mostra "Ilha de força"

Karin Barros
Florianópolis
04/05/2018 às 10H07

“Em fluxo”, nova mostra da fotógrafa Luciana Petrelli, abre amanhã, no Espaço Cultural Armazém, no bairro Sambaqui, em Florianópolis. A seleção de fotos que trazem movimento e dramaticidade foi feita pela curadora Lucila Horn, que há cinco anos analisa o trabalho da artista.

“Em fluxo” é a nova mostra da fotógrafa Luciana Petrelli - Daniel Queiroz/ND
“Em fluxo” é a nova mostra da fotógrafa Luciana Petrelli - Daniel Queiroz/ND


O processo de criação da artista permite que um trabalho se desdobre em outros e é o que ocorre com “Em Fluxo”, que tem como matrizes a exposição “Ilha de Força”, que integrou o Bienal de Curitiba Polo SC Florianópolis, a convite da artista e curadora Juliana Crispe, e que consistia em dípticos e trípticos que falavam por si só, e também uma inserção de trabalhos na mostra “A Pele”, de Albertina Prates. “Fomos ver sobre o quê ela dialogava e veio muito forte essa questão da natureza como retrato, não só como contemplação. Esta exposição mostra muito uma relação que a Luciana tem com a fotografia e também a natureza como se fosse um retrato das pessoas”, diz Lucila.

Esse diálogo nasceu em 2013, quando Lucila e Luciana começaram a trabalhar juntas, e a curadora percebeu a natureza, o feminino, a sensualidade e o movimento como etapas sempre presentes em suas criações. “Isso é uma coisa que a gente só consegue ver depois que o tempo passou, percebendo o que vinha com redundância, repetitivo”, diz sobre trabalhos antigos de Luciana relacionados ao Balé do Teatro Guaíra, no Paraná, comparado aos seus atuais de arquivo pessoal.

O nome da mostra, “Em fluxo”, que conta com dez imagens, surge justamente porque os trabalhos de Luciana estão em um processo, nunca no início ou no final. “Nem passado nem presente, mas um lugar que se encontram coisas de autoria da Luciana”, explica Lucila. “É como se esse período fosse para amadurecer um trabalho ainda em construção”, coloca Luciana

Fragmento e construção 

Neste novo trabalho há imagens criadas a partir de palhas secas em movimento, e que sugerem pássaros alado voando em liberdade. Assim como árvores centenárias presas por malhas escuras que buscam a luz, ou ainda amantes que seguem em pedaços. 

Trabalhando com fotografia desde 1979, Luciana Petrelli ressalta a importância de um olhar de fora com potencial que contribua com o seu trabalho como o de Lucila Horn. “Ela vai realmente ‘curando’, olhando para esse trabalho. Porque a gente acaba criando uma relação de apego com as imagens, e outra tem uma estética que às vezes eu não consigo construir uma linguagem, inventar daquela junção o argumento que precisa, e ela, de fora vê isso, vê a força”, diz.

Natureza é tema frequente de Luciana, como o ‘pássaro’ alado - Luciana Petrelli/Divulgação/ND
Natureza é tema frequente de Luciana, como o ‘pássaro’ alado - Luciana Petrelli/Divulgação/ND

Serviço

O quê: "Em fluxo", de Luciana Petrelli
Quando: abertura 5/5, 17h, até 28/5, de segunda a sexta entre 14h e 17h
Onde: Espaço Cultural Armazém, rodovia Gilson da Costa Xavier, 942, Sambaqui, Fpolis
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade