Publicidade
Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 17º C

Fotógrafa e artista Lilian Barbon expõe mostra aberta, que cresce conforme suas viagens

A artista visual formada na Udesc selecionou oito dos 300 cliques feitos em países da América Latina

Karin Barros
FLORIANOPOLIS
28/08/2018 às 10H33

A fotógrafa e artista visual natural de Joaçaba, mas moradora de Florianópolis, Lilian Barbon, volta a expor seus trabalhos a partir de amanhã (29), na galeria municipal Pedro Paulo Vecchietti. “Paisagens transversas” tem sido – porque ainda não terminou – o resultado de um projeto que iniciou em 2015.

Artista busca os dois lados da paisagem, a turística e a deteriorada pelo viés humano, como esta de São Paulo - Lilian Barbon/Divulgação/ND
Artista busca os dois lados da paisagem, a turística e a deteriorada pelo viés humano, como esta de São Paulo - Lilian Barbon/Divulgação/ND


A mestre e bacharel em artes visuais pela Udesc viajou pela América do Sul em busca de suas fotos. Até o momento ela já passou pela Bolívia, Colômbia, Argentina, Brasil e Peru, mas o propósito é uma tour por todos os países. “A ideia é retratar as paisagens de vários países, mas também a decomposição dessas cidades. As texturas ao redor das paisagens, essa decomposição que ocorre por viés humano”, explica.

Durante o período de estadia nos países, Lilian fotografa os locais, as texturas e fraturas do tempo e posteriormente sobrepõe as duas imagens para formar uma nova. Esse resultado final pode ser conferido nas oito fotos selecionadas das 300 feitas. “Eu tento buscar os dois lados das paisagens, aquela turística, que todos fotografam, e também busco a deterioração nos pequenos detalhes, como por exemplo, atrás das catedrais, nas praças, e que também fazem parte do cenário”, diz ela, que fez a curadoria da própria mostra por acreditar que ninguém conseguiria falar do trabalho como ela mesma

Sensibilização do olhar

Além da exposição "Paisagens transversas" com um bate-papo com a artista na abertura, na próxima terça (4) e quinta (6), ela ministra um workshop onde vai falar sobre fotografia autoral, dar referências de artistas e sair a campo com os participantes para um exercício prático.

A ideia é desmistificar o olhar de cada um. Serão abordadas questões relativas à fotografia no campo das artes através da apresentação e análise de trabalhos de alguns dos principais fotógrafos contemporâneos que utilizam a fotografia em suas poéticas.

Na terça os participantes, que precisam ter conhecimento básico em fotografia, vão às ruas. Depois, terão um tempo para editar as imagens, e na quinta-feira eles retornam para conversas sobre os olhares de cada participante através do tema determinado. “Vamos ver também como se constrói um ensaio fotográfico, um projeto, as temáticas em geral e seus diversos pontos”, acrescenta Lilian.

Serviço
O quê: “Paisagens Transversas”
Quando: abertura 29/8, 19h, até 11/12, de segunda a sexta, das 13h às 19h
Onde: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, Praça 15, 180, Centro, Fpolis
Quanto: gratuito 

O quê: workshop
Quando:  4 e 6/9, das 14h às 17h
Onde: Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Inscrições: de 27/8 a 3/9, gratuitas e limitadas 
Informações: galeria.municipal@gmail.com e (48) 3333-9743

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade