Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Florianópolis sedia projeto de intercâmbio de teatro Rosa dos Ventos

Evento que reúne espetáculos, rodas de conversa e oficinas teatrais vai até domingo, e concentra maioria das atividades na Casa Vermelha, no centro da cidade

Redação ND
Florianópolis
05/07/2018 às 20H02

Começa nesta quinta em Florianópolis e vai até domingo a programação do Rosa dos Ventos, projeto da Fecate (Federação Catarinense de Teatro) contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017.  Trata-se de uma série de quatro encontros entre artistas do teatro catarinense por todo o Estado. As cidades de Criciúma e Joaçaba já sediaram a primeira metade da programação e em agosto Blumenau promove o encontro final e a Assembleia Geral da Fecate.

Espetáculo
Espetáculo "Cabaré da costa: um mar de possibilidades" tem apresentação nesta sexta, ao meio-dia, na esquina da ruas Felipe Schmidt e Deodoro - Divulgação/ND



O Rosa dos Ventos é um projeto de articulação, mapeamento, registro e memória do teatro catarinense e marca um esforço de fortalecimento da produção teatral do Estado. Grupos teatrais, coletivos, artistas independentes e produtoras com sede de trabalho em Santa Catarina, filiados à Fecate ou não, inscreveram seus trabalhos. Os encontros são produzidos por coletivos de artistas de cada região que trabalham voluntariamente, assim como a coordenação do projeto.

Em Florianópolis o Micro Centro Cultural Casa Vermelha, também sede do grupo Teatro em Trâmite, abriga a intensa programação do intercâmbio. Além do intercâmbio, também haverá apresentações de espetáculos, rodas de conversa e oficinas teatrais, sempre abertas ao público e com entrada gratuita.

Saiba mais em: fecate.blogspot.com

 

Programação:

Sexta-feira, 6 de julho de 2018

 12h - Espetáculo: Cabaré da costa: um mar de possibilidades
Grupos RestaNóis, Cia Circo Pirata Show  e Cia Circo Íris (Balneário Camboriú)
Local: Rua (Esquina da Felipe Schmidt com Deodoro) – Centro
(em caso de chuva o espetáculo será no hall de entrada do SESC Prainha)

Sinopse: A Capitã Valentina reúne, em um grandioso cabaré, raras habilidades: dança, telepatia, malabares, culinária e extrema coragem compõem o repertório da tripulação mais atrapalhada da Costa.

Classificação indicativa: Livre

16h às 19h - Roda de Conversa
Mídia independente, espaços alternativos e ações fora do sistema: como estabelecer novas redes de apoio para tornar visível a produção teatral catarinense?
Local: Casa Vermelha, rua Conselheiro Mafra 590, Centro, Fpolis
*Em caso de jogo do Brasil na Copa do Mundo haverá transmissão na Casa Vemelha e logo após o jogo, às 17h, será realizada a Roda de Conversa.

20h - Espetáculo: O mundo sobre o qual ela não podia fazer perguntas
Grupo Teatral Reminiscência (Joaçaba)
Local: Casa Vermelha

Sinopse: Livremente inspirado em contos de Marina Colasanti, que se interligam no roteiro por colocarem a mulher como personagem principal e suas lutas diárias e seculares como conflito. “ O Mundo Sobre o Qual Ela Não Podia Fazer Perguntas”, trabalha a linguagem de rua, buscando debater a realidade feminina perante diferentes formas de opressão. Suas dúvidas, sua força, sua voz, seu grito.

Classificação indicativa: 15 anos

Sábado, 7 de julho de 2018

Oficina: Construção narrativa direcionada a performance
Com Associação Cultural Matakiterani (Lages)
das 9h às 12h
Local: Casa vermelha

Informações: (1) Promover contato com diversidades metodológicas e didáticas que dialoguem e vinculem métodos formais e informais relacionados as narrativas. (2) Proporcionar vínculos afetivos, formando espaço de vivências entre os participantes. (3) Estimular competências e habilidades para planejar, executar, acompanhar e avaliar a sua prática num processo centrado no modelo ação-reflexão. (4) Apresentar técnicas e materiais relativos a práticas de narrativas. (5) Ampliar técnicas de produção de textos coletivos e individuais a partir dasvivências de narrativas

--- 
Oficina: Oficina de poética e narrativas do corpo
Com Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba)
das 9h às 12h
Local: Sesc Prainha

Informações: Expressão Corporal e vocal – Exercícios de conhecimento corporal e de desenvoltura do corpo em cena. Narrativa- Possibilidades de contar histórias a partir de criações corporais. experimentar a criação de cenas a partir das criações corporais. Essa oficina prioriza a investigação sobre o trabalho do ator narrador ou contador de histórias e por meio de exercícios e jogos, despertar as narrativas do corpo para a construção cênica.

---
Oficina: – Oficina de Teatro de Rua
Com a Cia RestaNóis Livre de Teatro (Balneário Camboriú)
das 9h às 12h
Local: Sesc Prainha

Informações: Jogos teatrais, exercícios de preparação corporal para ampliação do corpo do ator e desenvolvimento de recursos plásticos para os gestos na rua, técnicas de preparação de ator para rua focadas em percepção ampliada, improvisação, teatro político e recursos musicais; técnicas e exercícios de preparação vocal, compartilhamento de experiência em dramaturgia para rua, compartilhamento de experiência em teatro de grupo e criação coletiva, saídas em espaços urbanos.

---
15h - Espetáculo: O moço que contava histórias

Associação Cultural Matakiterani (Lages)

Local:Casa Vermelha

Sinopse: Um moço, num espaço vazio e completamente escuro, aguarda a chegada de pessoas para vê-lo. Tendo os espectadores dispostos em sua volta, dá início aos trabalhos e começa a dividir as únicas coisas que possui: histórias e cantigas deixadas por sua mãe. São verdadeiras fábulas. Mas diferente daquelas tradicionais, suas histórias retratam o antagonismo e as relações humanas presentes na sociedade moderna. Ao compartilhar aquilo que sabe, vai constituindo sua identidade, compreendendo seu lugar no mundo e, finalmente, transcendendo seu entendimento do ambiente que o rodeia.

Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local.

17h às 20h - Roda F(r)esta - conversas para articulação dos artistas do teatro catarinense

Mediação e participação de André Francisco e Nini Beltrame 
Local: Casa Vermelha

A partir das 20h - Confraternização

    
Domingo, 8 de julho de 2018

15h - Espetáculo: A Roupa Nova do Rei
Grupo Teatral Reminiscência (Joaçaba)

Local: Casa Vermelha

Sinopse: A Roupa Nova do Rei narra a história de um rei tão apaixonado por suas roupas novas, que nelas gastava todo seu dinheiro, a população do reinado convivia com os mandos e desmandos do vaidoso rei. Certo dia chegaram à cidade hóspedes trapaceiros disfarçados de tecelões, que prometeram ao rei um tecido com os mais altos padrões de cores e fazendas que tinham a especialidade de parecer invisível às pessoas destituídas de inteligência, ou aquelas que não estavam aptas para os cargos que ocupavam. É nesse contexto de conflito entre a população e o rei, que temas como consumo, ética e política começaram a ser debatidos, provendo mudanças importantes no reinado

Classificação indicativa: Livre
Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local.

17h às 19h - Roda de Conversa - Espaços fora da margem: diálogos, propostas e iniciativas para confluir espaços culturais de pequeno porte em Florianópolis e região

Local: Casa Vermelha

-----

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade