Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Fita realiza colóquio internacional fora da programação do festival, em Florianópolis

O evento inicia nesta segunda-feira em quatro locais diferentes da capital catarinense

Redação
Florianópolis
11/06/2018 às 12H43

O 3º Colóquio Internacional Fita começa hoje e segue até quinta-feira (14) em Florianópolis. Diferente dos últimos anos, o evento vai acontecer fora da programação do Fita (Festival Internacional de Teatro de Animação). O motivo é que o festival precisou ser adiado por falta de recursos privados e públicos. Segundo a organizadora e idealizadora, Sassá Moretti, o festival sofreu atrasos na entrega da verba do governo e a perda de um dos maiores patrocinadores.   

Fita - Divulgação/ND
Peça "E.N.T.R.E" - Divulgação/ND


Contudo, o colóquio já tinha um edital garantido, por isso, Sassá optou por realizar o encontro de pesquisa e estudo do universo do teatro de animação. A programação desta edição é composta por espetáculos e um cronograma de atividades formativas, que compreendem palestras, mesas de conversa, sessões de comunicação com publicação de anais e oficinas.  

O evento, que é dedicado à área do teatro de animação, tem como propósito disseminar as técnicas e pesquisas realizadas na temática, reforçando a discussão e o aprendizado de elementos que compõem o universo desta linguagem teatral. 

Nesta terceira edição o colóquio ocorre em quatro locais diferentes da Capital e adota como proposta temática "O Teatro de Sombras e o Teatro de Objetos". Ele tem como foco potencializar o espaço de troca de conhecimentos, proporcionando o intercâmbio entre artistas, pesquisadores, comunidade acadêmica e comunidade em geral. 

Cinco companhias teatrais da Espanha, França e Brasil participam de dez apresentações artísticas que exploram as sombras e os objetos. A única que não será gratuita ocorre no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), com o espetáculo “Años-luz”, no projeto TAC 8 em Ponto. 

Além disso, os artistas e pesquisadores também dividirão seus processos em mesas de conversa que acontecem durante os quatro dias do colóquio. Atividades, oficinas e palestras com importantes teóricos da área, como a diretora Sandra Vargas (Grupo Sobrevento/SP) e os professores doutores Felisberto Sabino da Costa (ECA – USP/SP), Gilson Moraes (UFRJ) e Fabiana Lazzari (Udesc) também estão na programação. 

O colóquio internacional nasceu a partir do Fita (Festival Internacional de Teatro de Animação). Com 11 edições realizadas, ele foi idealizado para que o público catarinense pudesse prestigiar espetáculos de formas animadas e, ao mesmo tempo, para atender aos anseios dos grupos teatrais, pesquisadores e estudantes, propiciando a eles um espaço de formação e visibilidade. 

A 12ª edição do Festival não acontecerá em junho deste ano, como previsto no cronograma de execução, mas a coordenação do evento segue na busca de recursos financeiros que possam viabilizá-lo para o segundo semestre deste ano. 

Serviço

O quê: 3º Colóquio Internacional FITA
Quando: de 11 a 14/6
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC/ TAC/ Sesc Prainha e Ceart Udesc
Quanto: gratuito (exceção para o espetáculo “Años Luz”)
Programação completa em: www.coloquiofita2018.blogspot.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade