Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Fita Floripa encerra neste sábado, 18/6, com atrações internacionais de teatro de animação

Festival Internacional de Teatro de Animação movimentou Florianópolis na última semana

Carol Macário
Florianópolis
Divulgação / ND
Teatro de bonecos tem lotado as plateias dos teatros da Capital

 

Há mais de 500 anos os fantoches da região de Nápoles, na Itália, viajam o mundo para contar a história de Pulcinella, um boneco que protagoniza situações rotineiras e aventurescas, nas quais o bem sempre triunfa e a verdade sobrepõe a injustiça. Embalado em canções populares da tradição napolitana, o espetáculo “Puncinella 500 Anni Portati Bene!”, do grupo italiano La Casa di Puncinella, é uma das atrações do último dia do Fita (Festival Internacional de Teatro de Animação), que segue com apresentações em Florianópolis até amanhã.

A 5ª edição do Fita começou no último domingo, e itinerou por outras seis cidades catarinenses. “O evento está superando as expectativas e todos os espetáculos são apresentados para plateias lotadas”, comemora a coordenadora geral do festival, a professora de artes cênicas Sasá Moretti, 52. Apesar da paralisação das escolas por causa da greve dos professores, crianças do município têm comparecido em peso nos teatros.

A quinta edição do Fita conta com a participação de 19 companhias de teatro, quatro delas de renome internacional, como W.H.S (Finlândia), Teatro Hugo & Inês (Peru), A-Garrapattta (Colômbia) e La Casa Di Puntinella (Itália). Oficinas de interpretação com máscaras expressivas e laboratório de manipulação de bonecos enriqueceram a agenda de atividades.

Histórias encantadas

Uma história já muito conhecida em Florianópolis é um dos destaques do penúltimo dia do Festival.  “Um Príncipe Chamado Exupéry”, da Cia. Mútua, narra a vida do jovem e destemido aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, que costumava fazer escalas na praia do Campeche, em Florianópolis, onde ficou conhecido como "Zéperri". Na peça o aviador é integrante do grupo “Os Cavaleiros do Céu”, que enfrenta o mar, desertos, montanhas e tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo.

Uma tecelã capaz de transformar em realidade tudo o que tece passa dias criando para si um suposto companheiro ideal. “A Tecelã”, espetáculo do grupo Caixa do Elefante, trata de forma poética a solidão feminina, as dificuldades de relacionamento e o poder criativo como possibilidade de transformação.

A dupla peruana Hugo & Inês deve emocionar o público de todas as idades com um desfile pitoresco de personagens divertidos. “Cuentos Pequeños” mostra pequenos insights poéticos escondidos no cotidiano. Com seus sonhos e frustrações, sucessos e fracassos, os personagens lidam com o drama eterno da tragicomédia humana.

Programação

17/6/2011

9h20 - “Curupira em Cena”, intervenção de Cristina Lopes, no Centro de Cultura Eventos da UFSC
10h – “As Coisas”, do Teatro Portátil, no Centro de Cultura Eventos da UFSC
10h – “Lá, no Fundo do Mar”, de A Patota do Teatro, Teatro Sesc Prainha
15h – “Um Príncipe Chamado Exupéry”, da Cia. Mútua, na Casa das Máquinas
20h – “Bonecrônicas”, de Anima Sonho, no Centro de Cultura Eventos da UFSC
19h20 - “Curupira em Cena”, intervenção de Cristina Lopes, no Centro de Cultura Eventos da UFSC
20h – “A Tecelã”, de Caixa do Elefante, no TAC
20h – “Um Príncipe Chamado Exupéry”, da Cia. Mútua, na Casa das Máquinas

18/6/2011

10h – “Puncinella 500 Anni Portati Bene!”, de La Casa di Puncinella, no Teatro Sesc Prainha
15h – “Puncinella 500 Anni Portati Bene!”, de La Casa di Puncinella, no Teatro Sesc Prainha
17h – “A Tecelã”, de Caixa do Elefante, no TAC
19h20 - “Curupira em Cena”, intervenção de Cristina Lopes
20h – “Cuentos Pequeños”, de Hugo & Inês, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Serviço

O quê: 5º Fita Floripa
Quando: Até 18/6/2011
Quanto: Gratuito para espetáculos no Sesc e turmas de escolas públicas em qualquer espaço de apresentação/R$ 10 para espetáculos no Centro de Cultura e Eventos e TAC)/ R$ 5 + agasalho (espetáculos no Centro de Cultura e Eventos e TAC para estudantes)

Saiba mais: www.fitafloripa.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade