Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Filme "Muito Romântico" abre a programação de 2018 da Sessão Cinemática no CIC

Longa-metragem baseado em música de Caetano Veloso será exibido no dia 17 de janeiro em Florianópolis

Redação ND
Florianópolis
10/01/2018 às 01H09

A primeira edição de 2018 da Sessão Cinemática está marcada para o dia 17 de janeiro, às 20h, no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis. O primeiro filme a ser exibido será o longa-metragem "Muito Romântico", de Melissa Dullius e Gustavo Jahn, baseado na música homônima de Caetano Veloso. Os participantes podem participar de um debate sobre o filme após a sessão, que é promovida pela Cinemateca Catarinense com o apoio da FCC (Fundação Catarinense de Cultura) e tem entrada gratuita.

O filme apresenta um casal que atravessa o Oceano Atlântico em busca de uma vida nova em Berlim. Eles seguem seu caminho fazendo filmes, amizades e música, mas um segredo revelado faz o medo vir à tona. Os dois perdem o rumo, até o dia em que encontram um portal para o cosmos, expandindo a travessia para além do tempo e do espaço. Questões de memória e fantasia se sobrepõem na narrativa radical dos diretores Melissa e Gustavo. A dupla é co-fundadora do coletivo Labor Berlin que se consolidou no circuito europeu como um espaço de troca de experiências e técnicas de filmagem e revelação em película 16mm. Muito Romântico faz parte da seleção oficial do Festival de Berlim.

Filme, com direção de Melissa Dullius e Gustavo Jahn, foi produzido em 2016 - Divulgação/ND
Filme, com direção de Melissa Dullius e Gustavo Jahn, foi produzido em 2016 - Divulgação/ND


Após a exibição do longa, haverá roda de conversa com a participação dos convidados:

Sandra Alves: dirigiu curtas premiados (L'Amar, 2003) e o longa metragem Rendas no Ar (2014, contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema), e trabalha como diretora, roteirista, fotógrafa e artista visual.

Letícia Cardoso: dirigiu Entrelinhas (2010, contemplado no Prêmio Armando Carreirão do Funcine de Florianópolis) e o vídeo Austin ↔ Paris: um ruído entre Jane e Travis, contemplado na bolsa Iberê Camargo, filmado com dispositivos móveis em Austin (Texas) em diálogo com o filme Paris, Texas de Wim Wenders, recebendo prêmios e exposições pelo trabalho.

Rodrigo Amboni: cineasta catarinense e seu último filme o curta A Noite (contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema) figurou em grandes festivais como o de Cinema do Brooklyn (NY) e o Festival Internacional de Pequim. É doutorando em teoria literária com pesquisa em montagem de cinema na UFSC.

José Geraldo Couto: jornalista, crítico de cinema e literatura, tradutor e colunista no portal do Instituto Moreira Salles.

A mediação é da diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense, Cristine Larissa Clasen, produtora cultural e articuladora de grupos de ação feministas e ligados ao arte ativismo. A curadoria, textos e design gráfico da Sessão Cinemática ficam por conta de Pedro MC, presidente da Cinemateca Catarinense. A noite terá, ainda, a presença do diretor Gustavo Jahn.

Sobre a Sessão Cinemática

A sessão traz para Santa Catarina longas e curtas-metragens inéditos ou que dificilmente entram no circuito de salas de cinema, acompanhados de rodas de conversa com convidados e interação com o público. Parceria entre a FCC, por meio do MIS/SC (Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina), e a Cinemateca Catarinense, a sessão é uma forma de ocupação da principal sala de cinema público do estado, localizada no CIC.

Durante 2017, foram exibidos filmes com temáticas transbordantes com debates qualificados, abordando temas como protagonismo feminino, gênero sexual, liberdade criativa, políticas públicas e narrativas radicais. Para 2018, estão agendadas sessões dos filmes Meu Corpo é Político (março); Divinas Divas, da diretora Leandra Leal (abril) e especial de curtas-metragens de jovens diretoras negras (maio).


Serviço:

O quê: Sessão Cinemática com exibição do filme Muito Romântico e roda de conversa
Direção: Melissa Dullis e Gustavo Jahn
Ano do filme: 2016
Duração: 77 min
Quando: 17 de janeiro de 2018, às 20h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita (limitada à capacidade da sala, de 137 lugares)
Evento no Facebook https://www.facebook.com/events/313320655827006/

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade