Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Filme cult Fome de Viver tem cópia restaurada com tecnologia digital

Espaço Filmes, que administra cinema em Florianópolis, é a responsável pela iniciativa

Dariene Pasternak
Florianópolis

No meio de lançamentos no cinema, a reestreia nas telas de “Fome de Viver” parece estar até deslocada. E está, principalmen­te no tempo. O longa-metragem de Tony Scott (1944-2012), de 1983, com Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon e Cliff De Young no elenco, está de volta à sala escura com cópia restaurada em DCP (Digital Ci­nema Package), readequada à nova tecnologia digital e de de­finição que, principalmente, os complexos de cinema passaram a adotar nos últimos anos. A iniciativa de exibição é da Espa­ço Filmes, que aqui em Floria­nópolis administra o Cinespaço Beiramar.

 

Divulgação
David Bowie e Catherine Deneuve
David Bowie e Catherine Deneuve vivem um casal de imortais no longa-metragem de 1983

 

“A juventude não viu na tela grande os filmes cults e clássi­cos, então ao longo do ano va­mos dar essa opção de revisão, seja para o cinéfilo, o amante do cinema ou candidato a ci­néfilo”, diz Adhemar Oliveira, diretor da Espaço Filmes, que gerencia salas no país, além dos complexos, voltadas aos filmes de arte e cult, como Itaú Cine­mas e Espaço Augusta, em São Paulo. A série de exibições de filmes clássicos já começou com “Um Corpo que Cai”, de Alfred Hitchcock, lançado em dezem­bro, além de nacionais, como “Cabra Marcado para Morrer”, de 1984, do documentarista Eduardo Coutinho, morto no último domingo.

A lista ainda inclui “O Pe­queno Fugitivo” (Little Fugiti­ve), de Ray Ashley e Morris En­gel, “Os Pássaros” (The Birds), de Alfred Hitchcock, e “Monty Python e o Sentido da Vida” (MontyPhython’s The Meanin­fof Life), de Terry Jones. “Já es­tamos com outros filmes enga­tados. A ideia é que a cada um mês, um mês e meio tenhamos nova exibição”, diz Oliveira.

As cópias são restaura­das pelos próprios detentores dos direitos e a DCP é como um arquivo de computador e sua qualidade é superior à exi­bição de um filme em película, em 35 mm.

• Sinopse

Miriam e John vivem juntos há séculos (literalmente): eles possuem o segredo da vida eterna e alimentam-se de sangue humano. Ocasal de imortais vive sofisticadamente, fazendo várias vítimas. No entanto, John é repentinamente acometido de um distúrbio celular que o envelhece em poucos segundos e vai procurar a doutora Sarah, famosa especialista em envelhecimento.

• Fome de Viver (The Hunger), Reino Unido, 1983, 99 min, 18 anos.

• Direção: Tony Scott.

• Elenco: Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon, Cliff De Young.

• Distribuição: Espaço Filmes.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade