Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quinta-feira, em Florianópolis

Serão 21 filmes contemporâneos em exibição em três espaços da Capital

Redação ND
Florianópolis
06/06/2018 às 21H38

Começa nesta quinta-feira (7) em 88 cidades do país o Festival Varilux de Cinema Francês. Serão 21 filmes apresentando a contemporânea cinematografia francesa até o dia 20 deste mês. Em Florianópolis, três locais receberão as exibições: Cineshow Beiramar, Paradigma Cine Arte e Cinesystem Iguatemi.

“Gauguin - Viajem ao Taiti” se passa no ano de 1891, quando Gauguin se exila no Taiti - Divulgação/ND
“Gauguin - Viajem ao Taiti” se passa no ano de 1891, quando Gauguin se exila no Taiti - Divulgação/ND


Por aqui, filmes como a comédia “O retorno do herói” (2018), de Laurent Tirard, a biografia “Gauguin – Viajem ao Taiti”, com direção de Edouard Deluc, e a comédia “O poder de Diane”, dirigida por Fabien Gorgeart, entram em cartaz. 

No evento, 20 longas-metragens da nova safra do cinema francês e um clássico: “Z”, de Costa-Gavras. Uma das novidades é que o festival contará com uma delegação de profissionais franceses reconhecidos nos ramos da produção, da distribuição e da TV e organizará pela primeira vez o Encontro Franco-Brasileiro de Cinema em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, discutindo temas como o da atualidade das coproduções franco-brasileiras, do financiamento, da regulamentação e dos mercados do cinema na Europa e no Brasil. 

As outras atividades paralelas contemplam debates com os integrantes da delegação, ações e sessões educativas, além do laboratório franco-brasileiro de roteiros sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA (Festival Internacional de Programação Audiovisual). 

Em “O poder de Diane”, ela topa engravidar pelos mehores amigos - Divulgação/ND
Em “O poder de Diane”, ela topa engravidar pelos mehores amigos - Divulgação/ND


Em parceria com a Unifrance Films, o Festival apresenta pela primeira vez uma seleção de curtas-metragens franceses, alguns premiados, demonstrando dessa forma a diversidade e a criatividade da narrativa audiovisual da França. 

O evento, que conquistou o ranking de maior festival francês do mundo e levou 180 mil pessoas aos cinemas apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, segue em expansão. Esse crescimento contínuo se deve também ao apoio fundamental das Alianças Francesas. A programação completa da Capital pode ser conferida em: www.variluxcinefrances.com.

Serviço

O quê: Festival Varilux de Cinema Francês
Quando: de 7 a 20/6
Onde: Cineshow Beiramar, Paradigma Cine Arte e Cinesystem Iguatemi.
Quanto: no local

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade