Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Feira Arte Foto reúne obras de 25 artistas, oriundas de pesquisa autorais no campo da arte

Além de promover diálogo entre visitantes e fotógrafos, segunda edição do evento contará com mais de 100 fotografias para venda

Gustavo Bruning
Florianópolis
14/08/2017 às 17H04

Mais de 100 fotografias oriundas de processos de pesquisa autorais no campo da arte serão reunidas a partir desta sexta-feira (18), em uma feira no Centro de Florianópolis. Ao longo de dois dias, a segunda edição da feira Arte Foto disponibilizará para venda os trabalhos de 26 artistas e irá promover o diálogo entre eles e os visitantes. Com entrada gratuita, o evento é uma parceria entre a Helena Fretta Galeria e o Nefa (Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte).

Na imagem, o registro da artista Ana Sabia - Ana Sabia/Divulgação/ND
Na imagem, o retrato do trabalho da artista Ana Sabia - Ana Sabia/Divulgação/ND


Após o sucesso da primeira edição, que contou com a exposição de trabalhos de 25 artistas, em dezembro de 2016, a segunda edição da feira seguirá um formato semelhante. Este ano, no entanto, a triagem de fotos foi ainda mais apurada e a quantidade de obras de cada fotógrafo foi reduzida, com o intuito de criar uma seleção ainda mais consistente. Para estimular o colecionismo do público, serão disponibilizados itens a preços especiais – haverá opções emolduradas ou em canvas, fotos em papel algodão, caixas portfólio e livros de fotografia. Os preços partem de R$ 180.

Os artistas que participam desta edição são Adriano Fernandes, Alessandro Gruetzmacher, Ana Paula Soukef, Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Bruno Ruy, Dirce Körbes, Eduardo Beltrame, Joyce Mussi, Juliana Hoffmann, Lena Peixer, Lu Renata, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Luis Paganelli, Maria Helena Schwengber, Maria Luiza Sumienski, Marina Bott Gonçalves, Nycolle Corrêa, Paula Carpi, Ronaldo Azambuja, Rosane Cechinel, Soninha Vill, Yane Soares, Yara Guasque e Zeila Sardá.

Além das imagens expostas, a feira contará com a presença do fotógrafo paulistano Otávio Nogueira, que participará de uma conversa com os visitantes e lançará seu novo livro no sábado, às 11h. Resultado de três anos de pesquisa fotográfica em Florianópolis, "Tempo" é um registro que reflete os estados da alma e a sensibilidade, além de momentos vivenciados e de situações imaginadas. “A fotografia é uma visão de mundo e o tempo está sempre presente. [O título] tem tudo a ver com os tempos da fotografia e o tempo que se leva para fazer qualquer coisa na vida, pois é necessário andar muito, conhecer, amadurecer e dar tempo para o olhar”, explica. A obra tem curadoria e texto de Cláudio Brandão e projeto gráfico de Pedro Paulo Delpino.

Uma das imagens do fotógrafo Otávio Nogueira que está presente no seu novo livro, intitulado
Uma das imagens do fotógrafo Otávio Nogueira que está presente no seu novo livro, intitulado "Tempo" - Otávio Nogueira/Divulgação/ND


Responsável por promover a feira Arte Foto, a Helena Fretta Galeria é comandada pela catarinense Helena Becke Machado Fretta e acompanha artistas em trabalhos de pintura, escultura e fotografia. Com sede no Centro de Florianópolis, a galeria de arte foi aberta há três décadas e oferece cursos, palestras e exposições.

Já o NEFA, criado há três anos, realiza consultorias individuais, dispõe de um curso de formação com o fotógrafo Marcelo Greco e possui um grupo de estudo voltado para a imagem fotográfica no campo da arte. Reunindo interessados em estudar e desenvolver projetos e pesquisas com a fotografia, o núcleo funciona como um laboratório semanal, em que os participantes abordam imagens históricas, aspectos relacionados à linguagem visual e textos críticos e filosóficos. Entre as obras disponibilizadas na feira estão trabalhos de membros do Nefa, que se utilizam de diferentes processos para compor seus retratos.

Registro da fotógrafa Maria Luiza Sumienski, que será exibido na feira - Maria Luiza Sumienski/Divulgação/ND
Registro da fotógrafa Maria Luiza Sumienski, que será exibido na feira - Maria Luiza Sumienski/Divulgação/ND


Serviço

O quê: Feira Arte Foto – 2ª edição
Quando: 18/8, das 10h às 22h, e 19/8, das 10h às 17h
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte, rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade