Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Fê Luz explora a poesia em plataformas multimídia em exposição no MIS/SC em Florianópolis

"Palavra em Fluxo", mostra da artista visual Fê Luz, explora a poesia de maneira visual e sonora através de vídeos, textos e objetos

Marciano Diogo
Florianópolis
Daniel Queiroz/ND
Fê Luz é formada em Artes Visuais pela Udesc e autora de três livros de poesia


A experiência sensorial imersiva tornou-se característica pertinente da arte contemporânea por potencializar o seu impacto transformador. A poeta Fernanda Cirimbelli da Luz, 39, ou Fê Luz, como prefere ser chamada, sabe disso. Com a exposição “Palavra em Fluxo”, que segue na Capital até fevereiro no MIS/SC (Museu de Imagem e Som de Santa Catarina), a artista plástica desconstrói a ideia do texto lírico da poesia explorando-a de maneira visual e sonora através de vídeos, textos e objetos. “Exploro a poesia através de diversas categorias artísticas. Minha poesia é tridimensional, é viva e sentida. Para mim, poesias são perguntas e respostas em movimento”, afirma a artista visual.

Radicada em Florianópolis, Fê Luz é formada em Artes Visuais pela Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina) e autora de três livros: “Dormir Pedra e Acordar Passarinho” (2000), “Pequenas Quinquilharias Para Colecionadores Precoces” (2002) e “Verbalizações do Amor em Transe” (2010). Porém a catarinense natural da cidade de Araranguá se dedica a explorar a palavra poética que não esteja necessariamente contida nas publicações. “Meus  livros não se encerram em si mesmos, eles continuam para outras categorias, como se a poesia saísse do papel e fosse para outros meios. A exposição atual trabalha com isso, a palavra como fruto da poesia, mas que transita por outras linguagens, como performance, objetos, áudios e vídeos”, conta a poeta.

Na exposição “Palavra em Fluxo”, seis telas, além de um projetor, ocupam as paredes do MIS/SC. Cada uma delas é acompanhada de fones de ouvido e traz um audiovisual feito através de registros visuais, além de uma trilha sonora que traz barulhos, ruídos e declamações de textos. Além das telas e projeção, Fê Luz trabalha com objetos que também exploram a poética: molduras vazias em suspensão, como se fossem capas abertas de livros, e a instalação de dois dicionários anexados a interruptores de energia elétrica, como se neles estivesse contido a luz para a solução dos problemas.

Divulgação
"Palavra em Fluxo": exposição explora a poesia com audiovisuais e instalações


Letras como desenhos
Com pelo menos 15 exposições individuais em sua trajetória, Fê Luz também trabalha com intervenções urbanas, em séries como “Território Poético” e “Impressões em Pedras”. “Gosto de trazer as letras para lugares inusitados”, explica a artista, que também explora a linguagem poética através de códigos computacionais: “letras são como desenhos. A escrita tem o poder de desestabilizar, seja qual for o formato”, conclui.

Na mostra “Palavra em Fluxo”, a experiência sensorial também é trabalhada por meio do percurso afetivo da artista. Fê Luz experimenta diferentes formas de composição sonora utilizando falas de artistas e convidados e também sons do cotidiano e experimentos com sons da televisão, da internet e de programas de computador. “Aproprio-me de áudios web, da natureza e da cidade como uma continuidade do poema escrito”, completa a poeta.  A exposição que acontece no MIS/SC também traz fragmentos de textos de Clarissa Alcântara, Lela Martorano e Pedro Paulo Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha, também contribuiu com um dos seus textos sobre  a “infrapoesia”, movimento criado recentemente na poesia brasileira.  

Saiba mais sobre o trabalho da poeta e artista visual Fê Luz através do site www.artefeluz.wordpress.com.

O quê: Exposição “Palavra em Fluxo”
Quando:
De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30, domingos das 10h às 19h30. Visitação até 9/2
Onde:
MIS/SC (Museu da Imagem e Som de Santa Catarina), CIC (Centro Integrado de Cultura), av. Governador Irineu Bornhausen, Agronômica, Florianópolis, tel. 48 36642650
Quanto:
Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade