Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Exposição no MIS aproxima o público das produções audiovisuais de Santa Catarina

"Making of" abre nesta quinta-feira com sete filmes e seus ambientes, formados por objetos e roupas utilizadas na direção de arte

Karin Barros
Florianópolis
13/04/2017 às 11H10
Exposição
Exposição "Making of" traz imagens do maciço do Morro da Cruz para explicar o documentário "Maciço" - Divulgação/ND



Começa nesta quinta-feira, às 19h, e segue até o dia 11 de junho, a segunda edição da exposição “Making of”. A mostra, que ocorre no MIS (Museu da Imagem e do Som), no CIC, em Florianópolis, é composta por objetos de cenas, figurinos, fotografias, materiais de pesquisa, roteiros, cartazes e outros elementos de sete filmes catarinenses, que também estão em exibição. 

Os filmes que participam da exposição estão, também, no acervo do MIS-SC e foram produzidos com recursos do Funcultural e do Edital Prêmio Catarinense de Cinema. Mais do que exibir os filmes a ideia é criar uma ambientação que remeta ao que é visto na tela e também ao que não se pode ver nela: o processo de feitura de cada filme. Os materiais expostos na mostra foram cedidos por produtores, diretores - incluindo os de arte e de fotografia - figurinistas e atores. 

Os filmes que não tinham mais tantos arquivos guardados, como o caso do “A Velha que Colecionava Xícaras”, de Daniela Geisler e João Mamedes, contou com uma obra do artista Bruno Barbi em uma das paredes do MIS. Na pintura foram inseridas algumas das xícaras que a diretora Daniela ainda tinha do filme. 

Ana Lígia Becker, que administra o museu, explica que os cenários dos filmes foram remontados como se reconstruísse a direção da obra, para poder trabalhar com o acervo do MIS saindo da perspectiva de sala de cinema. No caso do documentário “Maciço”, a exposição recorta diversas imagens do maciço do Morro da Cruz e coloca em painéis suspensos. No ambiente de “A Pandorga e o Peixe” , que explica a pesca feita ainda por alguns pescadores do Campeche, no Sul da Ilha, as pandorgas foram penduradas no teto. Muitas delas foram utilizadas no filme e são de Valdir Agostinho, que também assinou a trilha do longa, e que pode ser ouvida na mostra. “É muito interessante que vivenciar os detalhes dos filmes acaba aguçando a curiosidade do público para assisti-lo”, coloca Ana Lígia.

A mostra também é indicada para colégios, que podem fazer agendamentos diretamente no MIS. A ideia é que os alunos conheçam como é processo de uma produção de cinema.

Durante a visitação à exposição, os filmes “Flecha Dourada” e “A Velha que Colecionava Xícaras” não serão exibidos na íntegra, pois ainda estão participando dos circuitos competitivos pelo Brasil. Desta forma, serão exibidos apenas teasers e imagens de bastidores destes filmes. 

Lançamento 

No mesmo dia, às 18h30, haverá o pré-lançamento do filme “Flecha Dourada”, Cíntia Domit Bittar, com a presença dos lutadores Mercury e Flecha Dourada. O filme, produzido por Ana Paula Mendes, Cíntia Domit Bittar e Gustavo Oliveira De Souza, é resultado de projeto contemplado no Edital Prêmio Catarinense de Cinema e terá agora sua primeira exibição pública com a presença dos personagens e da equipe de produção.  

No longa, entre socos e paneladas, os lutadores do grupo Golden Flecha voltam ao ringue depois de 50 anos para reviver a era gloriosa do catch catarinense. Estrelam o documentário Cairê Piragibe de Barcelos, Rogênio Gualberto da Silva, Jones João Bastos, Rogério Carvalho Brigido, Sérgio Gouvêia, Mário José da Silva e Jean Marcos de Barcelos.

Filmes que fazem parte da exposição

“A Pandorga e o Peixe”, de Kátia Klock e Ivan de Sá 
“A Velha que Colecionava Xícaras”, de Daniela Geisler e João Mamedes 
“Desencanto”, de Marco Stroisch 
“Flecha Dourada”, de Cíntia Domit Bittar 
“Laços”, de Karine Joulie 
“Maciço”, de Pedro MC 
“Se Eu Morresse Amanhã”, de Ricardo Weschenfelder 

Serviço
O quê: Exposição “Making Of”
Quando: de 13/4 a 11/6, de terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 21h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), CIC, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: gratuito

Agendamentos de escolas: agendamentomis@fcc.sc.gov.br ou pelo número (48)3664 2652

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade