Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Exposição “HQ na Terra da BD” traz obras de brasileiros que publicam na Europa

Mostra reúne obras de sete artistas e acontece até 27 de setembro na Aliança Francesa, no Centro

Edinara Kley
Florianópolis

Uma pequena mostra do trabalho publicado em livros e revistas de história em quadrinhos, a maioria inédita no Brasil, criadas pelas mãos brasileiros que são destaque no mercado europeu, chega a Florianópolis onde permanece até o dia 27 de setembro, na Aliança Francesa. Intitulada “HQ na Terra da BD”, a exposição apresenta recordes de obras de traços distintos e gêneros diversos que conquistaram o mercado europeu partindo principalmente da França, reconhecida mundialmente como a capital dos quadrinhos autorais.

 

Divulgação
Página da HQ "Les Socialos T2", de Ricardo Manhãnes

 

Entre os autores participantes, está o cartunista Ricardo Manhães, morador de Florianópolis que há 15 anos publica HQs na Europa. Além de atuar como desenhista em coleções humorísticas importantes no mercado Francês e Belga, o catarinense fez lançamentos na Holanda, Suíça, Canadá e na província de Quebec. Em 2011, foi convidado por Maurício de Sousa para fazer uma versão da Turma da Mônica adulta.

Para exposição brasileira, Manhães selecionou páginas dos álbuns “Les Socialos T2” e “Les Foot Furieux T14”, que trazem temáticas comuns aos brasileiros e que aqui, assim como na frança, são alvos de muita polêmica: política e futebol. Em “Les Socialos T2” o artista faz uma sátira da política francesa mais focada no partido Socialista Francês e  em  “Les Foot Furieux T14” conta histórias sobre a copa do mundo de 2010,  na África do Sul. “São páginas retiradas de álbuns de capa dura, com estilo do desenho francês Axterix, eles têm 48 páginas e para mostra separei quatro reproduções de cada um”, descreve.

Mas a produção para mercado estrangeiro, segundo o artista, é a única semelhança entre os trabalhos capazes de agradar crianças e adultos. “São obras totalmente distintas umas das outras. O André Diniz, por exemplo, traz uma amostragem do livro ‘Morro da Favela’ que é a história real do fotógrafo Marcelo Hora, passada em uma favela do Rio de Janeiro, e desenhada com um traço bem particular”, explica.

Quadrinhos de Ana Luiza Koehler, Marcello Quintanilha, Marcelo Lelis, Wander Antunes e José Aguiar também integram a mostra que visa reforçar o laço artístico entre Brasil e França. “Poder expor com os colegas é muito interessante, conseguimos atrair um público bem diversificado e eu to achando legal. Tem um material de ótima qualidade que ficou interessante ao ser colocado no mesmo espaço”, comenta.

 

Serviço:

O quê: Exposição HQ na terra da BD
Quando: Até dia 27, das 8h às 20h30 de segunda a sexta e das 8h30 às 12h no sábado
Onde: Aliança Francesa, rua Visconde de Ouro Preto, 282, Centro, Florianópolis, tel. 3222-1736
Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade